terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Unidades de Saúde da Família já cumprem 8 horas

A Secretaria da Saúde de Joinville já regularizou a jornada diária de trabalho de oito horas para as 52 equipes de Estratégias Saúde da Família (ESF). Anteriormente, as unidades de ESF do município atendiam a comunidade em jornada de sete horas dividas em dois turnos.

A medida foi tomada para obedecer a Portaria nº 2488/2011, do Ministério da Saúde ,que estabelece oito horas de trabalho a cada profissional das equipes de ESF do Brasil. Desde outubro do ano passado, o município vem perdendo o repasse mensal de R$ 840 mil do Ministério da Saúde por causa do não cumprimento da Portaria.

Segundo o secretário de Saúde, Armando Dias, desde 2009 o Ministério da Saúde já estava sinalizando para que o município regularizasse a carga horária das unidades de saúde da família para oito horas. “Em abril do ano passado, o Ministério ainda alertou novamente e, infelizmente, como não foi regularizado, perdemos o repasse dos três últimos meses de 2012”, lamentou.

Toda a documentação necessária para voltar a receber o repasse do Ministério da Saúde já foi encaminhada à secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. Conforme Armando, o próximo passo é receber a visita de auditores do Ministério da Saúde que vão confirmar jornada das unidades de ESF de Joinville. Ele afirma que “todos os procedimentos para cumprir a Portaria ministerial são prioridades que já vem sendo resolvidas. Agora, só falta o aval dos auditores para recuperarmos essa verba necessária ao investimento na atenção básica de saúde”.

Armando ainda complementa que cada unidade de Saúde da Família está atendendo em horário diferenciado, nos turnos matutino e vespertino, conforme as necessidades da população durante os primeiros seis meses. “A partir do segundo semestre deste ano, após esse período de adaptação das unidades, vamos padronizar o horário de atendimento de todas as nossas equipes”, declara. 
 
Regional de Saúde Vila Nova (todas as unidades de ESF das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas)
UBSF Estrada Anaburgo - 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas
UBS Vila Nova Rural Km 12 - 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas
 
Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: