segunda-feira, 22 de junho de 2026

Emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) será feita apenas pelo Portal Nacional a partir do dia 20 de julho

A partir de 20 de julho, a Prefeitura de Joinville deixará de disponibilizar a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo sistema municipal. A emissão passará a ser realizada exclusivamente pelo Portal Nacional da NFS-e (nfse.gov.br/EmissorNacional).

Essa mudança faz parte da adequação do município às regras estabelecidas pela Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso Nacional e implementada de forma conjunta pela União, estados e municípios.

Equipe da Secretaria da Fazenda (foto) esteve na Comissão de Economia nesta segunda-feira (22) para tirar dúvidas sobre a mudança.

A adoção antecipada do Emissor Nacional segue a Resolução nº 189/2026 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que tornará obrigatória a emissão da NFS-e exclusivamente pelo sistema nacional a partir de 1º de setembro de 2026.

Segundo o secretário da Fazenda de Joinville, Fernando Bade, a escolha da data de 20 de julho busca garantir uma transição segura e gradual.

“No mês passado, nos reunimos com as lideranças da classe contábil de Joinville para organizarmos essa mudança. A Secretaria da Fazenda está realizando essa transição com muito cuidado, atuando junto à classe contábil e às empresas de software para que todos tenham tempo hábil de se parametrizar”, explica Bade.

Empresas que utilizam sistemas integrados deverão ajustar seus arquivos e integrações conforme a documentação técnica oficial disponível no Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (link.joinville.sc.gov.br/DocumentacaoNFSe).

A apuração do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), próprio e retido, e a geração da guia de recolhimento continuarão sendo feitas no sistema da Prefeitura de Joinville, que permanecerá disponível para consultas, relatórios e fechamentos contábeis.

“Continuaremos com o nosso sistema de notas no ar, até porque os contadores vão continuar o utilizando para fazer os fechamentos e relatórios, e o próprio empreendedor pode acessar. Mas a emissão será feita diretamente pelo sistema nacional”, informa Bade.

Perguntas frequentes

Por que não vai ser possível emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo sistema da Prefeitura de Joinville?

A medida faz parte da implementação da Reforma Tributária do Governo Federal. O prazo final para que todos os municípios adotem essa sistemática é 1º de setembro deste ano.

Como será feita a emissão das notas?

A emissão das notas fiscais será realizada por meio do Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica (nfse.gov.br/EmissorNacional).

O sistema de emissão de notas da Prefeitura de Prefeitura será desativado?

A partir do dia 20 de julho não será mais possível emitir notas por esse sistema. Porém, a apuração do ISSQN, próprio e retido, e geração da guia de recolhimento do imposto permanecem sendo realizadas no sistema da Prefeitura de Joinville. Também estará disponível para consultas e gerar relatórios.

O que vai mudar com a Reforma Tributária?

Atualmente, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é recolhido e fica diretamente no caixa da Prefeitura. Com a reforma, o ISSQN municipal e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual deixam de existir e são fundidos no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Com a aplicação da Reforma Tributária, esse novo imposto não entrará automaticamente na conta do município e será recolhido para um fundo único nacional.

Como emitir nota fiscal no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços?

Para a emissão de nota fiscal no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, realize o cadastro dos dados da pessoa física e/ou pessoa jurídica no endereço nfse.gov.br/EmissorNacional.

Depois, faça o acesso ao sistema, via login e senha ou Certificado Digital, e clique em emissão de NFS-e para ser direcionado para a tela de emissão de notas.

Informe a data de emissão da nota fiscal no campo “Data de Competência” e selecione a opção “Prestador”. O sistema importará os dados da sua empresa, como CNPJ e razão social. No campo “Regime de Apuração”, é necessário selecionar a opção “Regime de apuração dos tributos federais e municipais pelo Simples Nacional”.

No campo “Tomador do Serviço”, escolha a opção “Brasil” caso seu cliente seja do território nacional e “exterior” caso seja uma empresa de fora do Brasil. Há ainda a opção de “tomador não informado” caso não tenha os dados do cliente. Após preencher o CNPJ ou CPF, o próprio sistema vai puxar os dados do cliente. No quadro “Intermediário”, você pode marcar a opção “Intermediário não informado”. Depois, basta clicar no botão “Avançar”.

Informe a cidade e qual foi a atividade prestada referente a essa nota fiscal que está sendo emitida, neste caso, Joinville. A empresa deverá informar manualmente a atividade vinculada ao seu CNPJ. No campo de seleção aparecerão todos os códigos.

No campo “O serviço prestado é um caso de: exportação, imunidade ou não incidência do ISSQN?” Sendo um serviço no Brasil, selecione a opção “não” e caso atenda os critérios de exportação de serviço, você deverá marcar “sim” para ter direito às isenções de impostos.

Na discriminação dos serviços insira uma descrição do serviço prestado. É possível incluir outras informações neste campo, como a forma de pagamento.

Insira o valor do serviço prestado que foi acertado com o seu cliente. No campo “Há retenção do ISS Retido pelo Tomador ou pelo Intermediador” a indicação da opção sim ou não irá depender das atividades prestadas, do seu cliente e da legislação municipal. Na maioria dos casos o ISSQN não será retido e você deve marcar a opção não.

No quadro de tributação federal, como a sua empresa é optante pelo Simples Nacional, não é necessário preencher. No campo “Valor Aproximado dos Tributos” marcar “Informar alíquota do Simples Nacional”. A informação irá aparecer automaticamente.

Depois, basta avançar a tela, revisar as informações preenchidas e concluir a emissão da nota, clicando no botão Emitir NFS-e.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom. Foto: Divulgação CVJ.

sábado, 20 de junho de 2026

Abertura da rua Humorista Ari Leite começa a sair do papel

A Prefeitura de Joinville iniciou na sexta-feira pela manhã a abertura do trecho final da rua Humorista Ari Leite, no bairro Vila Nova. A obra vai permitir a ligação entre a XV de Novembro com a Leopoldo Beninca, no binário, desafogando parte do trânsito pela Bento Torquato da Rocha e diminuindo o trajeto de quem vem sentido bairro-centro e precisa retornar para a XV. 

A ligação viária é uma demanda dos moradores do bairro e foi autorizada pelo então prefeito Adriano Silva em visita no local realizada no ano de 2021.  O processo iniciou com a definição da diretriz viária e posterior desapropriação do terreno, com largura de 12 metros e 40 metros de extensão. A rua continuará com sentido de duas mãos. 

Agora a Prefeitura está realizando a remoção da vegetação para na sequência instalar a rede de drenagem pluvial e após a estruturação da via. Inicialmente a rua permanecerá sem pavimentação, mas a Prefeitura já iniciou as tratativas para elaboração do projeto para pavimentar, haja vista se tratar de uma importante ligação e que deverá receber fluxo mais intenso de veículos. 

Foto: Rodrigo Bertoldi.

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Prefeitura e Estado assinam convênio de R$ 5,5 milhões para ponte Alfonso Altrack

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira o extrato do termo de convênio com a Prefeitura de Joinville para repasse de R$ 5.529.101,42. Os recursos são destinados à construção da Ponte Alfonso Altrack, que passa sobre o rio Piraí, na Estrada Blumenau. Agora a próxima fase prevê a licitação para contratar a empresa que vai executar a obra. O prazo de vigência do convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado. 

A ponte Alfonso Altrack tem registros marcantes na memoria joinvilense. Tombada pelo patrimônio histórico por sua estrutura em madeira, era uma das que contavam com cobertura em folhas de zinco. Com o passar dos anos o madeiramento foi se deteriorando e ficou comprometido pela passagem de caminhões pesados. Chegou a ser reformada algumas vezes, a última em 2025. 

O projeto para a construção já está concluído e levou em consideração os aspectos históricos da ponte. A nova estrutura será de concreto, ao lado da atual, sem a tradicional cobetura (para permitir a passagem de máquinas agrícolas), com toten que fará menção à antiga ponte coberta.  

Foto: Jamiro Altrack.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Próximo sábado tem Feira do Vila Nova ao lado do terminal de ônibus

A Feira do Vila Nova  promete muitas atrações para o próximo sábado, dia 13 de junho, ao lado do terminal de ônibus do bairro. Além do já tradicional artesanato local, com peças em crochê, bordados, estamparias, entre outros, haverá apresentação do grupo de capoeira Quilombo Arte e aulão com o grupo FitDance. Na área da gastronomia não vai faltar a barraca do caldo de cana com pastel. 

Também estará presente a equipe do vereador Adilson Girardi, com o Gabinete dos Bairros, para atender demandas da comunidade da região. A Feira do Vila Nova inicia às 8 horas e se estende até as 13 horas. Em caso de chuva o evento será adiado para outra data. 

sábado, 6 de junho de 2026

Associação de Moradores da Estrada dos Morros homenageia ex-comandante da Polícia Ambiental

O major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar de Santa Catarina, foi o homenageado da noite na reunião da Associação de Moradores da Estrada dos Morros (AMEM) na noite de sexta-feira (15). Major Ruy comandou por mais de três anos a Companhia de Polícia Ambiental localizada na Estrada Piraí, região rural do Vila Nova. O militar foi transferido recentemente para a Capital do Estado, onde desempenha atividades no alto escalão da PM. O encontro marcou também o Dia do Meio Ambiente. 

Como lembrança pela sua trajetória de apoio à comunidade rural, a presidente Silvia, da AMEM, entregou uma placa em homenagem as serviços prestados. "Foi um período muito bom, onde tivemos a presença marcante do Major Ruy junto aos moradores e comunidade. Presente no encontro, o vereador Adilson Girardi também parabenizou o ex-comandante da Polícia Ambiental, enaltecendo o trabalho realizado durante o período em que esteve à frente da unidade. 

Foto: Elpídio Zimmermann

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Rua Minas Gerais recebe primeira capa de asfalto no Morro do Meio

As obras de revitalização da rua Minas Gerais, no bairro Morro do Meio, avançaram nesta semana para a etapa de aplicação da primeira camada de asfalto, onde a rede de drenagem já foi implantada. Ou outro trecho, já próximo à rua Lagoinha, passa a ter as intervenções para colocação dos tubos. A obra completa ainda prevê a construção das calçadas, a camada final do asfalto e a sinalização viária. Os trabalhos têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026. 

Principal via de acesso ao bairro Morro do Meio, a rua Minas Gerais não possuía infraestrutura de drenagem e nem acostamento. O acúmulo de água na pista ocasionava a deterioração do pavimento, já antigo, causando buracos e constantes intervenções para manutenção. "Era uma das reclamações que mais recebíamos em nosso gabinete", comentou o vereador Adilson Girardi.

Girardi lembra que foi realizado um planejamento juntamente com a Associação de Moradores do Morro do Meio para cobrar as principais ações do governo na região. "Foram várias reuniões no gabinete do prefeito Adriano, com a presidente Patrícia e a diretoria da associação, e cada uma das demandas vêm sendo cumpridas pelo governo", completou. 

Outras ações

Além da revitalização da rua Minas Gerais, o bairro também foi atendido na área da saúde, com a entrega da nova Unidade Básica de Saúde da Família e Vila da Saúde do Lagoinha; a construção do Centro de Educação Infantil Luzia Peski, já inaugurado, e mais um CEI que está em obras na rua Minas Gerais, ambos com capacidade para 600 crianças. 

Na infraestrutura, o bairro teve a dragagem do rio Águas Vermelhas, rio que constantemente causava alagamentos na região. A implantação da horta comunitária ao lado do terreno da Associação de Moradores foi outra conquista da comunidade. Breve o bairro também receberá um ginásio poliesportivo, com recursos já garantidos pela senadora Ivete da Silveira (MDB). 

Foto: Adilson Girardi

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Câmara de Vereadores vai debater sinal de Internet na região rural

A Câmara de Vereadores vai discutir alternativas para melhorar o sinal de Internet na região rural de Joinville. A reunião foi proposta pelo vereador Adilson Girardi e aprovada na Comissão de Economia, Agricultura, Indústria e Turismo. O debate está marcado para o dia 17 de junho de 2026, às 9 horas, na sala das comissões do Legislativo joinvilense. 

Foram convidados para participar as empresas de telefonia que atuam em Joinville, as Associações de Moradores da região rural, a Associação de Eco Turismo Rural, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Unidade de Desenvolvimento Rural, Sindicatos rurais e público interessado. 

Segundo o vereador Girardi, ter uma Internet de qualidade na região rural não significa apenas comodidade. "Mais do que isso, é uma condição primária para garantir segurança e acesso à saúde por meio de uma comunicação mais rápida e eficaz com as forças de segurança e serviços médicos", afirma. Além disso, "torna-se indispensável para a infraestrutura de serviços que o turismo rural oferece", completou. 

Foto: Divulgação Aterj