sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Acesso gratuito a remédios pela rede Farmácia Popular

Pacientes que sofrem de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão e asma podem ter acesso gratuito a medicamentos diretamente em uma das 56 Unidades Básicas de Saúde de Joinville ou nas 77 drogarias cadastradas no Programa Farmácia Popular do Brasil. Nos postos de saúde, o paciente pode retirar os medicamentos mediante apresentação de receituário do Sistema Único de Saúde (SUS.

Para der acesso aos medicamentos pelo Programa Farmácia Popular é preciso comparecer ao estabelecimento credenciado portando CPF, receita médica válida e documento com foto. A receita deverá ser prescrita por um profissional médico e vale tanto para médico particular quanto para médico do SUS. Essas farmácias são identificadas pelo slogan "Aqui tem Farmácia Popular".

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2011 para ampliar o acesso aos medicamentos para doenças mais comuns. O programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e parceria com outras farmácias e drogarias da rede privada. Entre os medicamentos distribuídos gratuitamente estão os indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma.

Já outros medicamentos para tratamento do glaucoma, controle do colesterol, osteoporose, rinite, anticoncepcionais, colírios e doença de Parkinson podem ter até 90% de desconto.

A validade das receitas tem prazo estabelecido pelo programa Farmácia Popular do Brasil . Para anticoncepcionais, por exemplo, a receita tem validade de um ano. Para os demais medicamentos e fraldas geriátricas são 120 dias. Após esse prazo, o paciente deve apresentar uma nova receita médica para conseguir o medicamento em uma das farmácias credenciadas.

Veja as farmácias credenciadas ao Programa "Aqui tem Farmácia Popular" pelo link http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Jun/08/fpbrsc_sc.pdf e a lista de medicamentos pelo link http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_atual_fp1.pdf 
Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: