quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Escola Valentim João da Rocha completa 30 anos

Nesta quinta-feira (dia 28/2) a Escola Valentim João da Rocha completa 30 anos de fundação. Situada no Vila Nova, à Rua XV de Novembro, 7030, a escola foi fundada em 28 de fevereiro de 1983 através do decreto 4.792/83. Recebeu este nome em homenagem a um dos primeiros moradores do bairro e que desejava muito ter uma escola perto de sua residência para que seus filhos pudessem frequentar.


Funcionou inicialmente em um prédio de madeira doado pela Prefeitura Municipal de Joinville. Contava com duas salas de aula, secretaria, cozinha e uma pequena área coberta. A primeira diretora foi a professora Maria Anair Fronza.


No dia 9 de março de 1983 foi eleita a primeira diretoria da Associação de Pais e Professores (APP). Houve necessidade de ampliar e melhorar as instalações da escola, então a comunidade colaborou com a doação de materiais e mão-de-obra. Em 1988 foi realizada a primeira ampliação da escola, onde o prédio de madeira foi substituído por uma construção em alvenaria passando a contar com 7 salas de aula, secretaria, biblioteca, cozinha, sala de professores, supervisão e gabinete odontológico.

Em 1990, com o aumento da produra por vagas, ocorre a segunda ampliação da escola com a construção de mais um bloco com 6 salas de aula passando assim a contar com 13 salas de aula. Nesse ano também teve início as aulas para o antigo ginásio, com 3 salas de 5ª série. Em fevereiro de 1997 a professora Luci Leila da Cunha Nunes assumiu a direção da escola.

A sala informatizada foi implantada no ano de 2001, quando a escola recebeu 21 computadores do PROINFO. A instalação da sala contou com parcerias entre comunidade, empresas e APP. Em 2002 é realizada a terceira ampliação onde a escola passou a contar com 17 salas de aula, auditório, cantina, sala de Educação Física e ampliação do saguão. No ano de 2010 a escola iniciou o Atendimento Educacional Especializado em sua nova sala de recursos multifuncionais, equipada pelo MEC.

Neste ano de 2013 a escola passa a ser dirigida por Elizabet Staranschek.

Nenhum comentário: