segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

1º Congresso das Associações de Moradores do Vila Nova


As associações de moradores brasileiras têm por objetivo “melhorar a qualidade de vida de seus associados em geral, defendendo-os; organizando-os e desenvolvendo trabalho social junto aos idosos, jovens e crianças, distribuindo aos mesmos, gratuitamente, benefícios alcançados junto aos Órgãos Municipais, Estaduais, Federais e a Iniciativa Privada”.


A citação acima se encontra no estatuto social da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), de acordo com a Lei 10.406/02 sobre a implantação de um órgão como este no Brasil. O documento passa por diversos aspectos que vão desde os direitos dos associados até a dissolução da associação.

Nos dias de hoje a união de moradores representa as pessoas de um local específico perante as autoridades do município, dando voz às suas reclamações e dúvidas, exercendo o papel de mediadora entre os órgãos públicos e os moradores. A tendência nas cidades é de que os bairros tenham cada vez mais autonomia e vida própria. Isso vem fazendo com que haja um crescimento no interesse de seus moradores quanto a sua proteção, pois são eles que sentem diretamente quais as prioridades emergentes.

É com o objetivo de incentivar o associativismo como instrumento de mobilização e integração da comunidade que o Jornal Notícias da Vila promove, em março deste ano, o 1º Congresso das Associações de Moradores do Vila Nova e Região. Com as palestras programadas, pretende-se demonstrar a importância das associações de moradores no contexto político, social e econômico dentro da sociedade, capacitar seus líderes e assim fortalecer a representatividade na região do Vila Nova.

Programado para o dia 23 de março, um sábado, o evento vai contar com a presença de lideranças comunitárias que integram as diversas associações da região Oeste de Joinville. Assim, mais uma vez, o Notícias da Vila demonstra que veio para somar, contribuir para cada vez para o crescimento do Vila Nova e da região.

Nenhum comentário: