Um terreno baldio transformado em um amplo espaço com horta e elementos pedagógicos rendeu muito mais do que o interesse e a aprendizagem dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol, do bairro Vila Nova. Após dois anos de trabalho em torno do “Minicamping Agroecológico”, o projeto é finalista de um concurso nacional, o “Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais na Educação”, promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela Revista Fórum.O projeto começou em 2010, quando as professoras observaram que um terreno baldio ao lado do CEI, com 66 metros quadrados, era usado como depósito de lixo. De espaço abandonado, a área se transformou em projeto pedagógico que virou referência para a comunidade. “Recebemos uma verba para recuperar o terreno, implantar a horta escolar e aproveitar o espaço com finalidade pedagógica”, comenta a supervisora de educação infantil, Rosane Mari dos Reis, que na época era orientadora da unidade.
Depois da reestruturação do terreno, o espaço virou ponto de integração para as crianças. No minicamping agroecológico, os alunos podem brincar, integrando-se com a natureza e adquirindo as primeiras noções sobre consumo sustentável, alimentação saudável e cuidados com a preservação.
A professora foi a Florianópolis nesta sexta-feira (15) para receber um tablet na primeira etapa da premiação, cujo resultado final será divulgado dias 22 e 23 de fevereiro, em Brasília. “São dois selecionados para representar cada Estado. Destes finalistas sairá um vencedor, que irá apresentar o projeto na Tunísia”, explica Rosane. Segundo ela, o mesmo projeto rendeu à professora de matemática, Joseane Heleza Schulz, o prêmio Professores do Brasil, entregue no ano passado, em Brasília.
Todas as crianças do CEI participaram das atividades, que envolveram experiências sobre o cultivo e consumo de hortaliças, frutas e cereais produzidos de forma sustentável. O projeto contempla todas as áreas de conhecimento, desde matemática até artes. Segundo Rosane, as atividades são planejadas para que o espaço faça sentido para a aprendizagem dos alunos.
Além dos 320 alunos matriculados no Centro, as famílias, professoras e toda a equipe administrativa da escola participaram do projeto, que também contou com convidados especiais. “Como a proposta era a de um minicamping, recebemos grupos de escoteiros, que conversaram com as crianças e participaram de atividades”, explica Rosane.
Fonte: Prefeitura de Joinville 
Nenhum comentário:
Postar um comentário