domingo, 10 de fevereiro de 2013

Setores se unem para fortalecer ensino agrícola

Fundação 25 de Julho quer fortalecer ensino agrícola
Técnicos da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, da Fundação 25 de Julho, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Escola Agrícola Municipal Carlos Heinz Funke realizaram encontro nesta sexta-feira, em Pirabeiraba, para discutir ações de integração e fortalecimento do ensino agrícola no meio rural. A proposta é que essas ações possam ser colocadas em prática a partir do próximo ano letivo, em 2014, já que para este ano o planejamento segue as diretrizes de 2012.


A diretora da Escola Agrícola, Katia Marise Schwartz, elencou várias sugestões para melhorar o desempenho da educação no meio rural. Manter o ensino em período integral, elaborar um novo currículo escolar obedecendo aos preceitos da Lei de Diretrizes Básicas, formalizar parcerias com a Fundação 25 de Julho e Secretaria de Educação na área do ensino técnico e a criação de um novo modelo de ensino com a diversificação das atividades são algumas das propostas da diretora. “Para melhorar nosso desempenho também estamos solicitando melhorias na estrutura física da escola”, lembrou Katia.

Em sua fala, o secretário Municipal de Educação, Roque Mattei, elogiou a iniciativa do encontro e mencionou a necessidade de elencar todas as possibilidades de integração entre os setores envolvidos, para que seja realizado um amplo estudo direcionado ao aperfeiçoamento do processo. “É possível fazer um grande trabalho conjunto”, avaliou.

Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho, lembrou da importância do envolvimento de todos os setores. “É uma oportunidade que está à nossa frente para promover também a valorização dos agricultores de nossa região”, afirmou. Fonte: Prefeitura de Joinville.

Com um histórico das atividades da Fundação 25 de Julho e da Escola Agrícola nos últimos anos, o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot, apontou as áreas do setor agrícola que devem apresentar crescimento daqui para frente. “A Epagri está integrada neste processo e está disposta a ajudar”, afirmou. Outro setor que pode contribuir na melhoria dos processos é a Cidasc, representada no encontro pelo gerente regional Fernando Wendhausen Rothbarth. “A Cidasc, como entidade governamental, está também preocupada com a promoção do agronegócio e com o desenvolvimento sustentável”, disse Fernando. Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: