Os vereadores das Comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança da Câmara de Vereadores visitaram nesta segunda-feira o Centro de Atendimento Socioeducativo de Joinville (Case), na Estrada Dedo Grosso, zona rural do bairro Vila Nova. A visita foi realizada após reunião na Câmara, onde foram citados diversos problemas na estrutura da construção e que motivou a interdição de mais da metade das vagas da Instituição.
A vistoria foi acompanhada pela gerente local, Vera Regina
Brum Mattos, que citou o comprometimento da equipe de mais de 200 funcionários
que atuam no local. “Trabalhamos com deficiência de recursos e de
infraestrutura, mas não deixamos de cumprir nossa obrigação e a legislação”,
afirmou.
No local foram encontrados diversos problemas, como o afundamento de algumas calçadas, falta de parte da cobertura no ginásio de esportes, rachaduras nas paredes, deficiências na instalação elétrica e hidráulica, entre outros. Hoje apenas 41 adolescentes ocupam as casas. A capacidade é para 78, mas boa parte das salas está interditada.
Os vereadores Adilson Girardi, Richard Harrison, Tânia
Larson e Natanael Jordão vão encaminhar relatório da visita para as autoridades
estaduais e municipais, para que sejam realizadas as manutenções necessárias.
Também foi sugerida a realização de campanha interna no Legislativo para doação
de livros à instituição.
Melhorias no entorno
O vereador Adilson Girardi lembrou que na ocasião da construção do Case a comunidade da região se manifestou contrária e chegou a realizar manifestações na rua para tentar impedir a vinda do equipamento para o local. Para convencer a comunidade uma série de melhorias no entorno foi prometida, como linhas de ônibus regulares, pavimentação, iluminação pública, mas até agora nada disso aconteceu.
"O próprio engenheiro que fiscalizava a obra afirmou em reunião na Câmara que na época alertou os responsáveis sobre a inviabilidade de construir naquele terreno, mas sua orientação não foi acatada", disse Girardi.
Fotos: Nilson Bastian (CVJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário