Entre as sugestões para melhoria da região, a infraestrutura para acesso aos equipamentos de lazer e recreação necessita de mais atenção. Segundo os investidores e moradores, o serviço de manutenção das estradas até melhorou nos últimos tempos, mas é necessário corrigir as estradas em alguns pontos, evitando gargalos nas épocas de enxurradas, aumentando a largura das estradas em determinados trechos, e resolvendo problemas pontuais na drenagem ao longo das vias.
A implantação de rotas cicloturísticas é outra alternativa citada no encontro. Esse investimento poderia ser incrementado com a instalação de pontos turísticos, como por exemplo um mirante no topo da Estrada Duas Mamas, que liga os municípios de Joinville e Schroeder. "O lugar já está lá, pronto. Basta investir numa infraestrutura mínima para proporcionar uma vista panorâmica de toda a cidade de Joinville", sugeriu o empresário Adir Hinghaus, presente na reunião.
A sinalização turística foi outro ponto abordado. Desde o governo passado a Secretaria de Cultura comenta sobre a instalação tanto das placas indicativas dos pontos turísticos como dos portais nos acessos do turismo rural do Vila Nova. Ocorre que até agora nenhum deles saiu do papel. A sugestão é de sejam ampliados os pontos de inserção destes equipamentos, acrescentando a Estrada do Salto 2, por exemplo.
Ainda na infraestrutura, melhoria no sinal da internet. inserção das propriedades nos códigos de endereçamento postal (CEP) e menos burocracia na aberura de novas empresas e/ou regularização das existentes, foram temas mencionados pelos participantes.
Todos os temas abordados no encontro serão inseridos em relatório que o vereador entregará ao prefeito Adriano Silva, ao secretário de Cultura e às associações setoriais do turismo em Joinville. "A ideia é que as propostas dos investidores e moradores sejam inseridas no plano municipal de turismo e que de alguma forma sejam aproveitadas", disse Girardi.
Foto: Rodrigo Bertoldi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário