terça-feira, 4 de maio de 2021

Companhia Águas de Joinville confirma local de instalação da ETE Vila Nova e Morro do Meio

Em resposta a pedido de informação do vereador Adilson Girardi, aprovado por todos os vereadores, a Companhia Águas de Joinville confirmou o local para implantação da Estação de Tratamento de Esgoto Vila Nova e Morro do Meio. O terreno é o mesmo definido desde 2007, na Rodovia do Arroz, na área destinada a equipamentos urbanos do loteamento Penski 2, na extremidade do perímetro urbano do bairro Vila Nova. 

O imóvel onde será construída a estação é composto por dois terrenos que perfazem um total de 22.145,50 m2. O primeiro, com 11.656,83 metros quadrados, que foi doado à Prefeitura em função da aprovação do Loteamento Penski 2;  e  o segundo, contíguo ao primeiro, com 10.488,67 metros quadrados, desapropriado pela Companhia Águas de Joinville com a finalidade de implantação da ETE. 

Segundo a CAJ, o local onde hoje está projetada a ETE Vila Nova contempla a melhor situação técnica e financeira para sua operação. O empreendimento já tem licença ambiental para instalação emitida pela Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, Estudo Ambiental (EAS), Estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) e Alvará de Construção para início das atividades.

Questionada a respeito da possibilidade da emissão de odores, a companhia respondeu que no projeto da ETE Vila Nova foi considerado o uso da tecnologia disponível no combate aos desconfortos que eventualmente possam ser provocados por uma unidade industrial, de forma a não apenas mitigá-los como combatê-los, como é o caso de gases de odor. As unidades que têm potencial de geração de odor são enclausuradas e têm tratamento de gás por biofiltros.

A obra conta com financiamento da CEF de R$ 25.270.352,02. Custos adicionais serão absorvidos pela Companhia. A estação foi dimensionada para vazão de final de plano de 180 l/s, escalonado em duas fases, 90 l/s em implantação + 90 l/s em etapa futura, contemplando todo o crescimento populacional dos bairros Vila Nova e Morro do Meio até 2047.

Depois de iniciada, a obra prevê um prazo de 15 meses até a operação. Os prazos de início sofreram alterações por causa da pandemia do Covid 19. O processo está em fase de entrega de projeto executivo.

Foto: Reprodução CAJ. 



Nenhum comentário: