domingo, 11 de agosto de 2019

Produtores rurais de Joinville participam de cursos gratuitos

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Joinville, o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), produtores rurais de Joinville recebem cursos gratuitos de qualificação. Os cursos são realizados por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Com uma turma de 13 alunos, o curso de Comercialização na Propriedade Rural, que acontece nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/8), no Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville, é ministrado pela professora Fabíola Weinhardt Jazar, zootécnica e mestre em administração, que há 16 anos atua na Senar. Segundo Edvaldo Pinheiro Cunha, extensionista rural da UDR, é importante que o produtor veja suas possibilidades dentro do ambiente rural, mudando e ampliando sua visão para desenvolver seu negócio.

“Os cursos mostram as oportunidades que os produtores rurais têm. Eles podem agregar valor ao seu produto, comercializando não apenas a produção in natura, mas, por exemplo, o produtor de aipim pode descascar e vender congelado em pedaços, o de frutas pode produzir geleias”, conta Cunha.

Uma das participantes do curso é Maria Léah Cidral, de 56 anos. Moradora da Estrada do Salto 2, na área rural do Vila Nova, Léah participa do seu quarto curso pela UDR. Com seu negócio próprio em processo de desenvolvimento, a produtora rural planta hortaliças e frutas, usadas para produzir geleias artesanais, conservas e doces, livres de conservantes e corantes.

“O curso esclarece a gente, não apenas da qualidade do produto, mas de como vai comercializar e tudo o que se pode aproveitar dentro da propriedade. Aqui o curso mostra a nossa realidade diferente, o que podemos tirar da nossa propriedade para o nosso sustento, o que posso aproveitar daqui para ter uma qualidade de vida melhor”, conta Léah.

Mais dois cursos em agosto

Para o mês de agosto, a Unidade de Desenvolvimento Rural oferece mais dois cursos, o de Derivados do Leite, que está com as vagas preenchidas, e o de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção – que ainda tem vagas. Para participar é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser produtor(a) ou trabalhador(a) rural.

As inscrições devem ser feitas diretamente na UDR, das 7 às 12 horas, pelos telefones (47) 3424-1188 / 3424-1177 / 99250-8206 ou pelo e-mail paracunha@gmail.com. As vagas são limitadas. O almoço não está incluído na programação e será de responsabilidade de cada participante.

Programação

Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção – HÁ VAGAS

Data: 14 a 16 de agosto (quarta a sexta-feira)

Horário: aulas das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas (carga horária total de 24 horas)

Local: UDR/SAMA – Rodovia SC 418, no 271, Km 0 (prédio da Epagri)

Conteúdo: cuidados com o ambiente, saúde e segurança no trabalho; legislação de segurança, Norma Reguladora – NR 31 e noções de legislação de trânsito; medidas de controle dos riscos, equipamentos de proteção coletivos e individuais; operação, inspeção, regulagem e manutenção preventiva de tratores e implementos agrícolas com segurança; sinalização de segurança e noções de primeiros socorros.

Derivados do Leite - LOTADO

Data: 27 e 28 de agosto (terça e quarta-feira)

Horário: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas (carga horária 16 horas)

Local: UDR/SAMA – Rodovia SC 418, no 271, Km 0.

Conteúdo: a importância do processamento do leite; segurança e saúde no trabalho; segurança alimentar; cuidados com o meio ambiente; processamento de derivados do leite; queijos, mussarela, minas frescal, colonial, quark, petit suisse; requeijão, requeijão cremoso e ricota; manteiga e nata; iogurte e bebida láctea; doce de leite, leite condensado e geleia de soro aromatizada.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Phelippe José

Nenhum comentário: