Um macaco encontrado morto por ciclistas na Estrada Duas Mamas, na região rural do bairro Vila Nova, é o quinto registro da febre amarela em Santa Catarina. A diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou o caso e alerta para a necessidade das pessoas que residem na região procurarem pela vacina nos postos de saúde.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem levar a doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.A única forma de se proteger é por meio da vacinação. Basta uma única dose da vacina para toda a vida.
A Vigilância esclarece que os macacos não transmitem a doença. São sinalizadores de que o vírus se encontra na região. Quem encontrar um animal deste tipo morto deve entrar em contato com as autoridades em saúde de seu município para que sejam encaminhadas as medidas de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário