domingo, 11 de agosto de 2019

Crianças aprendem música e preservam tradição do bandoneon

Grupo Kinderband já se apresenta em diversas cidades de SC
As sextas-feiras à noite são mais animadas no final da rua XV de Novembro, no Vila Nova. Quem passa em frente a casa da família Trapp não tem como não perceber o som característico do bandoneon. São em média 25 crianças que se reúnem todas as semanas para aprender, tocar e se divertir. Eles formam o grupo Kinderband (Banda Infantil, em alemão). 


Organizada pela Associação dos Bandonionistas de Joinville, entidade idealizada pela família Trapp, cujo patriarca Dorival (in memoriam) foi um dos fundadores, a Escola de Bandoneon teve grande incentivo após a criação, por Dionísio Trapp, da Bandoneon Fest, uma das mais atrativas festas de Joinville. 

Todas as aulas são gratuitas, patrocinadas por projetos do SIMDEC – Prefeitura. Os instrumentos, para quem não os possui, também são cedidos pela Abanjo. Mas para ter direito a uma das vagas é preciso se esforçar e há uma lista de espera para fazer parte da banda. “Nós cobramos assiduidade, disciplina e comprometimento”, avisa Joraia Trapp, que organiza a escola. 

Os alunos têm idade entre 6 e 16 anos. Maria Sofia, a mais nova do grupo, é uma das mais animadas com a reportagem. Quer sair bem na foto. Amanda é a mais experiente, com 16 anos. Já desenvolve a música com mais prática. Mas todos prestam atenção nas orientações dos professores. Um deles é André Luiz Cruz, que ensina as crianças há três anos. Já Rodrigo Kienen, o outro professor, reside em Pomerode e leciona às segundas-feiras. 

Em junho o grupo se apresentou na cidade de Dona Emma – SC. Para este ano, a banda já tem agendas para outras quatro cidades. Garantia de muita animação e, principalmente, de que a tradição não vai ficar para trás.

Foto: Adilson Girardi

Nenhum comentário: