sábado, 10 de novembro de 2018

Os 100 anos de Paulina Fistarol Tontini

BIOGRAFIA DE PAULINA FISTAROL TONTINI

No dia 6 de novembro de 1918, num belo rincão de Guaricanas, nasceu Paulina Fistarol, uma linda menina que veio trazer mais alegria a família de Giovanni e Filomena Fistarol. Ela é a caçula, dentre os oito filhos do casal. É filha de descendentes italianos, quando no século XIX, vieram levas de imigrantes europeus para o Brasil.

Giovanni, seu pai, chegou ao Brasil com quatro anos de idade, nascido em 16 de novembro de 1881 na Itália. Ele e a família vieram da Paróquia Santa Justina de Limana, diocese de Belluno. Em Guaricanas ele cresceu e casou-se com Filomena Lanznaster, nascida em Guaricanas em 16 de janeiro de 1882, filha dos primeiros colonizadores Antônio e Maria Lanznaster. Filomena termina sua missão aqui aos 95 anos de idade em setembro de 1977 e Giovanni aos 86 anos, em junho de 1967.

Paulina cresceu em Guaricanas e estudou até a 2ª série. Em Ascurra, ela participava ativamente da comunidade, onde ia à missa todos os domingos. Quando jovem, trabalhava na terra e ajudava nos afazeres da casa. Foi crescendo e na juventude, como a maioria das jovens, encontrou seu príncipe encantado: Ambrósio Tontini, morador dos fundos de Guaricanas. Casaram-se na Paróquia Santo Ambrósio de Ascurra, no dia 16 de julho no ano de 1938. Foram morar junto com Pietro Tontini e Rosa Darolt Tontini, pais de Ambrósio. Deste casamento nasceram quatro filhos em Guaricanas. Após alguns anos, no dia 7 de setembro de 1946, mudaram-se para Paleta, município de Pouso Redondo. Lá tiveram mais 10 filhos que totalizam 14. A família foi crescendo, chegaram as noras e genros, e, como fruto destes casamentos nasceram 27 netos, 14 bisnetos e 1 tataraneto. Quanta alegria e júbilo! 

Quando jovem, tinha o desejo de ser religiosa, mas não teve a possibilidade. Sente-se feliz por ter duas filhas que seguiram o caminho da Vida Religiosa Consagrada e fazem parte da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.

Ao longo destes anos tivemos a oportunidade de conviver com esta grande mulher, chamada Paulina, que nos despertava diariamente para uma realidade, que fazia acreditar na vida com determinação, respeito e amor. Foi ela quem muito nos ouviu, quem mais soube das nossas travessuras, medos, sonhos e alegrias. Participou ativamente do nosso crescimento, nos ensinou os melhores valores e nos ajudou a tomar decisões importantes com toda sua sabedoria.

Para ela todo desafio é mais um convite à luta, que com sua coragem e entusiasmo, enfrentou todos com muita disposição. Se tivesse uma frase para defini-la seria: CHEIA DE VIDA! Pois ela encanta-se com a vida, Ama a Vida, Ama Viver e Vive intensamente. 

Seus 100 anos foram contemplados também com os prazeres da vida: gosta de um bom vinho, uma cervejinha, uma caipirinha e estar rodeada pela família, com a casa cheia. Sempre acompanha a família nas festas, pra ela não tem tempo ruim. Gosta de cantar música italiana, e ainda, meio tímida, arrisca umas dancinhas. Adora passear e visitar os filhos. Toda sexta-feira, ainda hoje, ela pergunta: quem vem nos visitar? Ou: onde vamos passear? Mas o que poucos sabem é o quão boa pescadora ela é, tanto que quando criança fugia do trabalho para poder pescar. Tal hobby é praticado até hoje, que por ela, passaria o dia inteiro pescando.

Somos frutos de uma árvore maravilhosa, de raiz forte, que com sabedoria, coragem, trabalho, noites sem dormir e muito amor, constituiu essa linda família. 

Ela merece todo o nosso reconhecimento, respeito e amor!

Gratidão e Louvor a Deus pelos 100 anos!


Filhos e filhas de Paulina Fistarol Tontini

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal heim!!

Não a conheci mas ouvi muito falar.