Raul Laffin é um dos produtores de arroz no Vila Nova |
Com a terceira maior produção de arroz do litoral norte (em primeiro vem Massaranduba e depois Guaramirim) Joinville conta hoje com 180 produtores, que cultivam numa área plantada de aproximadamente 2,8 mil hectares. A produção está concentrada na região rural dos bairros Vila Nova, Morro do Meio e Pirabeiraba.
No bairro Vila Nova, um dos maiores produtores é Raul Laffin, da Estrada Blumenau. Aos 60 anos de idade e desde criança trabalhando na rizicultura, o produtor diz que hoje ficou mais fácil plantar arroz. “A mecanização facilitou o serviço, mas ao mesmo tempo os insumos ficaram mais caros e o preço do arroz praticamente se mantém”, diz. Com uma área própria de 30 hectares (300 mil metros quadrados) outros 70 hectares arrendados, Laffin conta com a ajuda de dois filhos para dar conta de todo o serviço.
Dono de uma frota de máquinas e caminhões, que ajudam desde o preparo da terra até a colheita e o transporte dos grãos, Laffin revela que o segredo para se manter tanto tempo na agricultura e conseguir “segurar” os filhos na roça, enquanto outros já desistiram ou trocaram de ramo, é gostar do meio rural. “Mesmo que fosse para trabalhar só para pagar os custos ainda assim não trocaria por outro trabalho”, afirma.
“O equilíbrio entre os custos de produção, os preços pagos pela saca do arroz e o controle das pragas é o segredo para se manter produtivo”, diz Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho, que junto com a Epagri presta assistência técnica para os produtores da região.
Serviço:
19º Seminário Municipal do Arroz
Dia 8 de maio (quinta-feira), às 18 horas
Salão de Festas da Igreja Cristo Rei
Rodovia do Arroz, Km 18 – Vila Nova - Joinville
Abertura com apresentação cultural
Palestras:
Manejo de plantas daninhas na lavoura do arroz
Efeitos do agrotóxico no organismo e leptospirose
Entrada livre e gratuita
Mais informações: Ricardo Plotow, Fundação 25 de Julho, fone 3424-1188.
Nenhum comentário:
Postar um comentário