terça-feira, 27 de maio de 2014

Fundação 25 de Julho e Epagri promovem treinamento para produtores de palmáceas



Proposta é capacitar produtores de mudas de palmeiras
A Fundação 25 de Julho em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) promovem nesta quarta-feira (28), em sua sede, treinamento para produtores de palmáceas. O curso tem ênfase no manejo de viveiros de produção de mudas e prevê visita a campo para conhecer as práticas desenvolvidas em Joinville. As vagas são limitadas a 30 participantes e as palestras ocorrem das 8 às 11h30 com o espaço da tarde destinado à visita externa. O encontro encerra às 16 horas.

Segundo Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho, a proposta do treinamento é capacitar agricultores para a produção de mudas de palmeiras para palmito, a fim de atender a demanda de mercado. “Por ocasião da Festa do Palmito realizada neste ano foi possível verificar que a cultura tem grandes possibilidades de expansão na cidade e região”, avaliou.  

O cultivo de palmeiras para consumo de palmito ganha cada vez mais espaço entre as culturas de produção agrícola. Mais de três mil produtores rurais do litoral norte catarinense têm na produção de palmeiras parte de sua renda. Onévio Zabot, gerente da Epagri em Joinville afirma que em algumas cidades, como Massaranduba, por exemplo, a cultura já ultrapassou a produção de bananas em área plantada. “A produção de palmito é uma grata surpresa para nós e hoje é uma cultura que cresce em média 10% ao ano”, comenta.

A diversidade das espécies surge com as dificuldades e restrições inicialmente impostas ao corte da palmeira Euterpe Edulis (juçara). A partir daí entram em cena alternativas com menor impacto ambiental, como a palmeira real, palmeira imperial e a pupunha. “O mercado se ajusta com a demanda e nós precisamos levar o apoio técnico para os produtores”, diz Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho.

Na propriedade de Aluísio Krüger, especialista na produção de sementes de palmáceas, predominam as mudas de pupunha, cujas sementes são importadas do norte do País. “Mas também há produção de mudas de palmeiras juçara, real, imperial e as híbridas”, explicou Ricardo Werner Plothow, gerente da Fundação 25 de Julho. 

Programação

8h00: Abertura
8h30: Palestra: Sementes, embalagens, mudas, substrato/ adubação – Palestrante: Terezinha Heck Schallenberger - Epagri
9h30: Intervalo
10h00: Palestra: Manejo de pragas e doenças- Palestrante: Alexandre Visconti- Engenheiro Agrônomo - Epagri
12h00: Almoço
13h00: Aula prática no viveiro da FMDR 25 Julho – Palestrante: Alexandre Visconti
14h00: Visita ao produtor de viveiro de mudas da região – Aluísio Krüger
16h00: Encerramento

Vagas limitadas: 30
Valor da inscrição: R$ 15,00 (coffebreak + almoço)

Foto: Rogério da Silva / SECOM

Nenhum comentário: