As chuvas que iniciaram neste sábado e se estendem durante este domingo já colocam em situação de alerta moradores de regiões próximas ao rio Águas Vermelhas, nos bairros Vila Nova, Nova Brasília, São Marcos e Morro do Meio. Segundo previsão do tempo a chuva deve continuar nos próximos dias. O nível do rio está no limite para transbordar e algumas ruas já registram alagamentos.
Em comunicado na manhã deste domingo, o prefeito Adriano Silva explicou que a cidade se encontra e alerta laranja, numa escala de cinco cores que começa no verde e termina no roxo. "Nesta fase as unidades envolvidas começam a preparar espaços para abrigar pessoas se necessário", disse o prefeito. Ainda não há registro de pessoas desabrigadas.
No bairro Vila Nova, por enquanto há registro de alagamento no final das laterais da rua Bento Torquato da Rocha. Valas da região estão cheias. A orientação da Defesa Civil e para que moradores próximos das áreas de alagamento já se previnam com ações como erguer móveis deixar veículos em lugares mais altos.
Na região rural, há pontos de alagamento na Estrada Comprida, em alguns trechos da Estrada Blumenau e na entrada da Estrada dos Morros.
A Defesa Civil alerta especialmente para locais próximos a encostas onde há mais riscos de deslizamentos. A orientação é que em qualquer situação de movimentação de solo, inclinação de postes, surgimento de rachaduras ou caso a pessoa fique ilhada ou desabrigada, deve-se acionar o serviço da Defesa Civil, pelo número 199, ou o Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo 193.
Além disso, a população pode acompanhar as condições pelo site da Defesa Civil de Santa Catarina (www.defesacivil.sc.gov.br). Outra opção é receber alertas instantâneos da Defesa Civil Estadual. Para ter acesso à informação, basta enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199 e informar o número do CEP da residência. Não há cobrança pelo serviço.
Fotos: Adilson Girardi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário