No fim da tarde desta segunda-feira (28/11), o prefeito Adriano Silva decretou Situação de Emergência em função do elevado volume de chuva que atinge a cidade. Desde sábado (26/11), o acumulado ultrapassou os 340 milímetros de precipitação.
A decisão foi tomada após sobrevoo realizado com suporte do helicóptero da Polícia Militar. Na ocasião, foi possível verificar áreas de alagamento em vários locais da cidade.
“Além da região do Morro do Meio e do Vila Nova, onde já estávamos atuando, chamou muito nossa atenção as regiões de alagamento na Zona Rural, que já impedem a passagem de pessoas sobre pontes e galerias até suas casas”, relata o prefeito.
Nas próximas 12 horas, a previsão de chuva continua. Outro fator preocupante é o grande volume de precipitação indicado para Curitiba e para as proximidades da serra. O deslocamento deste volume de água para Joinville tende a aumentar rapidamente o volume dos rios e prejudicar o escoamento da água.
Abrigo Emergencial na Escola Agrícola
Considerando a alta no nível dos rios, que encobriram pontes e galerias impossibilitando o acesso dos moradores da região, a Prefeitura de Joinville está ativando um Abrigo Emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke (Rodovia SC 418 - Pirabeiraba).
A Defesa Civil de Joinville recomenda às pessoas que moram nas imediações do Quiriri, do Cubatão, do Rio da Prata, da Estrada do Pico e nas proximidades da serra, que evitem retornar ou permanecer em suas residências até que a situação seja normalizada.
“Essa é uma medida extrema, mas que é necessária neste momento para preservar a vida dos joinvilenses que moram nessa região. Servidores da Prefeitura estão mobilizados para dar todo o suporte necessário”, reforça Adriano.
Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, do 62º Batalhão de Infantaria, do Clube do Jipeiro Joinville e do Grupo de Resgate em Montanha estão auxiliando os profissionais da Defesa Civil para a retirada das famílias que estão ilhadas e também orientando a população no local a não retornar para suas residências.
O Abrigo Emergencial da Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio, continua aberto para atender a população.
A estrutura que estava montada na Escola Municipal Prof. Avelino Marcante, no Bom Retiro, não foi utilizada. Por este motivo, os materiais estão sendo transferidos para a Escola Agrícola.
Fonte: Prefeitura de Joinville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário