quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Instituto Social e Cultural Vila Nova recebe medalha de inclusão na Câmara de Vereadores

O Instituto Social e Cultural Vila Nova - ICVN foi condecorado com a Medalha Lia Rosa da Silva Jardim de Santis, que premia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela inclusão social em Joinville. A atual presidente, Eliane da Silva, recebeu a homenagem das mãos do vereador Adilson Girardi.

Abaixo, o texto de apresentação e justificativa para a concessão da medalha pelo Legislativo Joinvilense: 

"O Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN, inscrito no CNPJ nº 31.162.582/0001-36, entidade sem fins lucrativos, foi idealizada em 03 de maio de 2018 pelo Vereador Adilson Girardi, que apresentou o projeto para um grupo de 25 voluntários, com o objetivo de promover educação, cultura, entretenimento através da música, dança, teatro, artes visuais, inclusão digital e demais expressões culturais, especialmente para crianças e adolescentes do bairro Vila Nova, no contraturno escolar, bem como realizar trabalhos sociais no município de Joinville, em especial no bairro Vila Nova.

Desde que foi criado, o Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN oferece de forma gratuita, cursos de dança, violão, inclusão digital, alfabetização para adultos, palestras e outras atividades, através de professores voluntários em parceria com o SESC Comunidade do Vila Nova, a Escola de Dança Cristiane Momm, Casa da Cultura e outros parceiros, já tendo atendido mais de 150 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Além disso, o Instituto Social e Cultural Vila Nova - ICVN realiza diversos trabalhos sociais como campanha do agasalho, brechó beneficente, rifas beneficentes, campanha de arrecadação de alimentos, troca solidária, visitas sociais, entrega de cestas básicas para famílias carentes cadastradas, já tendo atendido mais de 700 famílias.

Ainda, o Instituto Social e Cultural Vila Nova - ICVN realiza empréstimos de equipamentos hospitalares como, cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas, bengalas e andadores, entre outros. Nesse sentido, fizemos mais de 70 empréstimos para famílias joinvilenses.

Em 2019 o Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN, pelo trabalho que desenvolve, foi reconhecido como uma entidade de utilidade pública do município de Joinville conforme a Lei nº 8.787/2019.

Em 2020 o Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN realizou o “Troca Solidária” envolvendo diversos mercados e voluntários, que consistia na troca de uma máscara por 1 quilo de alimento não perecível, arrecadando mais de 6 toneladas de alimentos e ajudando mais de 200 famílias.

Portanto, o Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN é uma entidade exemplo de inclusão social no município de Joinville, merecendo receber a medalha “Lia Rosa da Silva Jardim de Santis”."

Foto: Mauro Arthur Schileck/CVJ

Nenhum comentário: