sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Modelo de empreendedorismo na região rural do Vila Nova

Elton Trapp é do ramo de informática. César Campanaro é contador. Cansados dos empregos formais eles decidiram experimentar algo diferente. Num exemplo de inovação e empreendedorismo hoje eles ganham a vida vendendo alfaces. E o que também surpreende é que a produção acontece numa pequena propriedade rural, com pouco mais de mil metros quadrados, localizada na comunidade Cristo Rei, no Vila Nova.

Os agora agricultores cultivam hortaliças no sistema de hidroponia, que consiste num conjunto de canaletas instaladas dentro de uma estufa onde as verduras se desenvolvem alimentadas pela água que escorre a cada 10 minutos nos dutos. "O sistema é simples, a água é levada às mudas por gravidade, os custos são baixos e a produção fica praticamente livre de pragas", explica Elton.

Elton e César se interessaram pelo negócio e foram buscar capacitação para aprender a lidar com a hidroponia. Toda a estrutura existente foi construída pela dupla a partir de modelos verificados em outras propriedades. Além de alfaces, eles já ensaiam a produção de rúcula e salsa. Além disso, desenvolvem atividades voltadas à produção de mel. 

A produção atual de alfaces gira em torno de 15 mil plantas por mês, que são comercializadas em alguns bairros de Joinville, entregues pelos próprios agricultores. Os interessados também podem adquirir as verduras frescas diretamente na propriedade, na rua Hermínia Dagnoni, uma lateral da Rodovia do Arroz, ao lado da Recreativa Banespinha.

Foto: Rodrigo Bertoldi.




Nenhum comentário: