Alunos do 5º ano A da Escola Municipal Arinor Vogelsanger, no Vila Nova, receberam prêmio destaque na Feira Estadual de Matemática e uma indicação para a Feira Nacional que ocorre em 2020. Orientados pela professora Maria Cristina, eles desenvolveram um trabalho de pesquisa para diminuir o desperdício de alimentos da merenda escolar.
"O objetivo principal do projeto foi conscientizar a comunidade escolar - desde o primeiro ano do Ensino Fundamental I até o nono ano e professores - para o consumo consciente e diminuir o desperdício de alimentos na escola", exlicam os alunos na descrição do projeto.
As etapas para a execução do projeto foram divididas em: Observação in loco, entrevista e coleta de dados durante o período de três meses. No primeiro momento, os alunos ficaram alguns dias no refeitório, durante o recreio, observando o descarte das sobras de alimentos. Notaram que sempre é deixado um balde para receber essas sobras.
Durante esse período, observaram que alguns alunos pegavam a merenda e já descartavam sem ao menos experimentar o lanche. Na sequência do projeto, realizaram uma entrevista com as cozinheiras e coleta diária de dados para registro em tabela. Com os dados em mãos, os alunos começaram o trabalho de conscientização na escola. Primeiro, confeccionaram cartazes que continham a tabela com a quantidade diária de alimentos descartados pelos alunos, os gráficos do desperdício para comparação entre meses.
Para elaboração, utilizaram gráficos em colunas, comparando os meses de março, abril e maio. Também fizeram desenhos sobre a fome que pudessem chamar a atenção dos alunos. Esses desenhos e gráficos foram distribuídos no refeitório da escola - colados em local visível. Para produzir os cartazes foram utilizados cartolinas, tesouras e lápis coloridos.
Em um segundo momento, a equipe do quinto ano passou por todas as salas da escola e apresentou o documentário “A Ilha das Flores” (1989), em que é retratada a realidade de uma população que vive em uma ilha na região Sul do país e se alimenta do lixo. Para a apresentação do documentário, foi utilizada a lousa digital. Após a apresentação do documentário, os alunos mostraram através de fotos registradas durante o recreio, a quantidade de merenda que é desperdiçada todos os dias na escola.
Utilizaram os gráficos, fotos da comida no lixo e a equivalência do total desperdiçado equiparando com alimentos ainda sem uso. Para esse momento, utilizaram a lousa digital e um saco de lixo com alimentos em pacotes dentro. O objetivo foi causar impacto nos alunos e mostrar que um pouco de cada um representa um alto valor no final do mês.
Depois de concluídas as palestras, os alunos se revezaram em duplas para fiscalizar a distribuição da merenda e descarte das sobras. Todos os dias, uma dupla de alunos é escolhida para fazer esse acompanhamento durante o horário do recreio. Eles observam o comportamento dos demais alunos e, ao final do intervalo, anotam qual alimento foi produzido, a quantidade feita e que foi descartada.
Após a palestra de conscientização realizada nas salas, os alunos puderam comparar os dados iniciais e com os números mais recentes. Perceberam a redução de até 100% de desperdício de merenda em alguns dias. O desperdício mensal foi de, cerca de 10 kg/mês para aproximadamente 2 kg/mês (dados de julho). Notou-se um comprometimento de todos os alunos da escola, onde cada um aprendeu a fazer a sua parte.
Para comemorar o resultado, todos os alunos da turma participaram da elaboração de uma guloseima que tivesse como ingrediente principal, algo que fosse para o lixo. Assim, decidiram fazer a receita de um brigadeiro de casca de banana. A reação inicial foi negativa, visto que eles estavam trabalhando com “lixo”. Porém, ao final da receita, todos quiseram provar e tiveram uma feliz surpresa quando perceberam que o brigadeiro, além de gostoso,
ainda era saudável, pois fizeram uma pesquisa sobre as propriedades da casca de banana.
Para confecção da receita, os alunos puderam trabalhar frações, que era o tema trabalhado naquele momento. O material utilizado para fazer o brigadeiro foram cascas de banana, açúcar, margarina, farinha de trigo integral, leite em pó, achocolatado, chocolate granulado, água e copinhos de café. O brigadeiro foi confeccionado em no refeitório com o auxílio das cozinheiras.
O projeto contou com a participação integral dos alunos do quinto ano, inclusive para os que tinham dificuldade e desinteresse por assuntos da Matemática, puderam colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.
Fonte e fotos: Escola Arinor Vogelsanger
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