A rede de vizinhos consiste em uma estratégia de policiamento, pautada na filosofia de polícia comunitária, organizada entre comunidade e polícia militar, na qual se reúne vizinhos de uma localidade para atuarem em cooperação, fortalecendo as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como aumentando a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.
Afinal, o que é essa tal de vigilância natural?
Vigilância natural é a possibilidade de vermos e sermos vistos. Quanto maior esta for, menor será a possibilidade de ocorrerem crimes. Um exemplo desta vigilância natural se dá com o detalhamento de contenções na área externa das residências. Contenção são os meios utilizados para separar a área da casa da rua, ou seja, são os muros, grades, cercas, entre outros. É recomendável que a casa seja protegida por uma contenção, um obstáculo a mais que o criminoso. Mesmo assim, recomenda-se grades ou vidros ao invés dos muros, pois estes permitem melhor visibilidade. Muros altos ocultam uma eventual ação do criminoso dentro da residência, dando mais tranquilidade e tempo ao infrator para cometer o delito.
Como criar Rede de Vizinhos PMSC:
1 – Mobilize seus vizinhos (moradores/comerciantes) e entre em contato com a Polícia Militar (Área norte – 8ºBPM tel. 3481-89-00, Área sul – 17ºBPM tel. 3454-8089);
2 – A Polícia Militar agendará uma REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO com os interessados, esclarecendo o funcionamento da rede (whatsApp ou similar). Ainda, o POLICIAL DE LIGAÇÃO, administrador da rede e responsável pelas explicações, analisará, em caráter reservado, o cadastro das pessoas interessadas em participar, controlando o acesso à rede. Ainda, ele deixará claro para os participantes que a rede de vizinhos não deve jamais substituir o chamado a CRE 190, nas situações de emergência. Embora o fato possa ser comunicado à REDE, esta não é uma central de emergência.
3 – O policial de ligação realizará com os interessados aprovados a REUNIÃO DE IMPLANTAÇÃO da rede, definindo a circunscrição do grupo, nomeando o gestor da rede, bem como informará sobre a aquisição da identificação visual da rede (placas, adesivos, etc), que são de iniciativa da própria comunidade.
4- Caso seja favorável do ponto de vista logístico, as reuniões de sensibilização e implantação poderão ocorrer em um único momento.
2º Tenente PM Renata Bousfield
Coordenadora da Polícia Comunitária, Proerd e Comunicação Social do 8ºBatalhão de Polícia Militar de Joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário