Problemas ambientais e a mortandade das abelhas é um dos assuntos que será discutido durante o 34º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA), que vai acontecer em São Joaquim, nos dias 16 e 17 de agosto. “Teremos uma mesa redonda tratando das questões ambientais e da grande mortandade de abelhas que tem acontecido no Brasil e no mundo. Várias instituições estão envolvidas para tentar buscar uma solução”, diz Ênio Cesconeto, presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, uma das organizadoras do encontro. O setor vai aproveitar o encontro para lançar a Carta do Apicultor.
O setor apícola vai expor na Carta todos os problemas referentes ao mercado e à mortandade das abelhas, para ser encaminhada ao governo do estado, ministério da Agricultura e a todas as instituições com atribuição na solução dos problemas relacionados aos apicultores e meliponicultores catarinenses. O encontro, que tem como tema Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, está com uma extensa programação técnica para capacitação dos produtores, com palestras, mini-cursos e mesas redondas com especialistas do Uruguai, da Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A organização aguarda a participação de mais de 600 produtores. As inscrições para os cursos técnicos podem ser feitas pelo link http://www.faasc.com.br/inscricoes até o dia 30 de julho, ou presencialmente durante o Encontro.
Paralelamente ao encontro estará acontecendo a Expofeira. Mais de 20 empresas da área de insumos apícolas e equipamentos da Argentina, Rio Grande do Sul, Paraná, além de cerca de 14 empresas de Santa Catarina vão expor o que há de mais moderno e as novidades em termos de tecnologia para apicultura. A Expofeira é gratuita e aberta ao público. Além da Expofeira há uma programação para as associações de apicultores e meliponicultores, a Assembleia Geral da FAASC.
O encontro é uma realização da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores (FAASC), Epagri, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Associação Serrana de Apicultores (Asa), Senar e Sebrae. O encontro tem o patrocínio da Implavel, Apitec, Osjuan e a Imesul Metal Apícola e apoio da prefeitura de São Joaquim.
Serviço
34º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores
Local - Parque Nacional da Maçã - Rua Urubici, s/n. São Joaquim
Quando - 16 e 17 de agosto
Programação completa em: http://www.faasc.com.br/assets/relacao-hoteis/previa_ECA-2019.pdf.
Foto: Cristina Gallo
Nenhum comentário:
Postar um comentário