quarta-feira, 24 de julho de 2019

Dia do Colono

Sociedade Piraí realizou desfile em homenagem ao colono.
Neste 25 de julho se comemora mais um Dia do Colono. Para quem observa de longe sempre é bonito falar do valoroso trabalho exercido por esta categoria. Jargões se multiplicam para exaltar aquele que é responsável pelos alimentos em nossas mesas. Mas para contribuir de verdade é preciso um pouco mais.

Dia após dia o que se observa são pessoas que desistem da atividade agrícola em busca de melhores condições para si e para seus descendentes. E as propriedades aos poucos se transformam em chácaras e em alguns casos em loteamentos clandestinos. É triste andar pela área rural e observar o abandono da agricultura em algumas propriedades. Mas por que isso acontece? 

Leis ambientais, decretos e regulamentações que sufocam o produtor, políticas fiscais e de preço que privilegiam a importação e desvalorizam a produção local, infraestrutura precária para escoamento dos produtos, pouco investimento do poder público em novas tecnologias para o setor, enfim, picuinhas de todo tipo que acabam por desanimar qualquer um. O que o agricultor busca para sua valorização são políticas públicas, em todas as esferas do poder, para que sua permanência no campo seja vantajosa. 

De nossa parte, no Legislativo, temos tentado ajudar com a aprovação de leis que incentivem a atividade rural. Recentemente foram aprovados os projetos que isentam de doação as terras rurais desmembradas e o que autoriza a instalação de empresas de máquinas agrícolas ao logo da Rodovia do Arroz, no Vila Nova. 

Tramitam ainda os projetos de lei para recepcionar a política municipal do turismo rural e a emenda ao projeto do Executivo para reduzir em 75% a taxa de iluminação pública aos proprietários de terras agrícolas. Buscamos ainda o apoio do Executivo para o subsídio à manutenção das valas de irrigação da rizicultura na região rural. 

O que se espera é que este e os futuros governos se preocupem de verdade com a agricultura, com o colono. Não com discursos marcados, mas com atitudes que demonstrem a importância deste setor para a economia do Brasil, do Estado e da nossa Joinville. 

Parabéns aos nossos colonos!

Adilson Girardi, vereador em Joinville 



Nenhum comentário: