São 52 anos de profissão, 41 deles no mesmo bairro. |
O nome dele já virou sinônimo de barbearia. Poucas pessoas do Vila Nova não conhecem Valdir da Rosa, o mais antigo barbeiro em atividade no bairro. Trabalhando no seu salão localizado na rua XV de Novembro, ao lado da Peixaria da Barra, ele diverte fregueses novos e antigos com boas histórias. O estilo do Salão Central ainda é o tradicional, com uma antessala equipada com TV, sofás, café, revistas e jornais.
Aos 68 anos de idade, Valdir é natural de Blumenau. Foi com o pai José da Rosa que aprendeu o ofício de cortar barba e cabelo. O início foi no bairro Boa Vista, com um salão atendendo na rua Albano Schmidt. A barbearia própria viria dois anos depois, com 18 anos. O salão se localizava na rua Aquidaban, esquina com a rua Otto Boehm. Valdir atuou ainda no bairro Santa Catarina e mais tarde no centro da cidade, no conhecido Salão Verde, na rua do Príncipe.
O início no Vila Nova foi em 1978. O primeiro ponto foi na propriedade do sr. Schneider, nos fundos de onde hoje se localiza o Mercadinho Silva, no final da rua XV de Novembro. Dali se mudou para o prédio da família Baumer, cujo casarão existe até hoje, na XV esquina com a Rodovia do Arroz. Antes de se instalar no ponto atual, ainda mudou-se para sala no prédio comercial de Dagoberto Campos, também na XV de Novembro, perto do Posto Ipiranga.
Foi no Vila Nova que Valdir decidiu se fixar. Os dois filhos Marcos e Alberi seguiram a profissão do pai. Marcos teve que abandonar em função de um acidente que o impediu de continuar com o ofício. Alberi até hoje acompanha o pai e é o responsável pelo atendimento diário no salão. Valdir se aposentou e desacelerou um pouco, mas ainda atende aos sábados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário