segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Monotonia alimentar: o que é isso?

O termo monotonia significa basicamente falta de diversidade. A busca pela praticidade e a correria do dia a dia nos leva a comer com pressa e fazer escolhas sem pensar. Podemos perceber que isso está acontecendo quando compramos sempre as mesmas coisas, fazemos as mesmas preparações ou ainda só comemos alimentos industrializados. Porém, sabe-se que a repetição dos alimentos é inimiga da alimentação saudável.

Cada alimento é fonte de determinados nutrientes. Por mais que as frutas e hortaliças sejam nutritivas, não existe um alimento que seja completo por si só. Quando comemos sempre a mesma coisa, acabamos ingerindo os mesmos minerais e vitaminas, podendo ter carência em outros. Para evitar que isso ocorra, precisamos ter uma alimentação que inclua todos os grupos de alimentos e que estes sejam diversificados a cada dia. 

Variedade na alimentação significa diversidade de formas, cores, texturas e sabores. Quando você for às compras, procure levar alimentos diferentes para casa, que você nunca provou ou que não come com frequência. Fuja um pouco da tradicional salada de tomate. Que tal uma abobrinha refogada, uma berinjela assada ou um brócolis ao alho e óleo? E porque não provar outros temperos como, por exemplo, páprica, açafrão, alecrim e orégano? Em vez de comer somente pão, arroz e macarrão, que tal aproveitar uma batata doce, batata salsa ou aipim? 

A variedade de alimentos existente no mundo é imensa. Se variarmos os tipos de alimentos e a forma de preparo, teremos uma alimentação saborosa e rica em nutrientes todos os dias. Aquela dica de sempre dos nutricionistas ainda é válida e refere-se a uma das Leis da Alimentação: a harmonia. Os alimentos que comemos precisam ser saudáveis, coloridos e necessitam combinar entre si.

Muitas dietas que atualmente fazem sucesso entre as pessoas que querem perder peso restringem diversos alimentos, deixando a alimentação extremamente monótona. Cuide com este tipo de dieta, pois dependendo do tempo em que for praticada, poderá gerar sérias carências nutricionais. Muito do que se faz para emagrecer hoje ainda é novo e não sabemos os efeitos no futuro. Não mude sua alimentação conforme o que você vê na mídia. Procure um nutricionista, que é a pessoa mais indicada para orientar sobre isso.

Artigo de Alcinéia Leitzke, publicado na edição de outubro do Jornal Notícias da Vila.

Nenhum comentário: