quarta-feira, 7 de maio de 2014

Subprefeitura concentra ações na drenagem e manutenção de vias



Drenagem na Estrada Blumenau

A drenagem e a manutenção de ruas e estradas rurais são as principais ações da Subprefeitura da Região Oeste nesta semana. Com a disponibilidade de tubos a demanda de trabalhos nesta área aumenta a cada mês no bairro Vila Nova. Nesta quarta-feira os funcionários concluíram parte da drenagem ao longo da Estrada Blumenau, no entroncamento com a Estrada Comprida, zona rural do bairro.

Nesta semana também iniciam os trabalhos para implantação de rede de drenagem pluvial na rua Thereza Wegner. Neste local serão instalados mais de 100 tubos, com 1,20 metro de diâmetro. “É uma ação que os moradores reivindicam há bastante tempo e que melhorar a vazão das águas pluviais”, disse a secretária Elenita de Souza. Com a drenagem concluída a rua também poderá receber pavimentação com lajotas, obra de interesse dos moradores.

A Subprefeitura também dá especial atenção para as ruas sem pavimentação que fazem a ligação com o binário. O aumento do fluxo de veículos nestas travessias fez aumentar a periodicidade dos patrolamentos e ensaibramentos das vias. Além disso, seguem também as obras de roçadas em terrenos baldios, limpeza de bocas-de-lobo, conserto de erosões e limpeza de valas.

Mobilidade no trânsito e pavimentação são metas para região

Comandada pela secretária Elenita Ramos de Souza, a Subprefeitura da Região Oeste conta com infraestrutura de pavimentação em 32,7% das ruas. Pesa neste levantamento o fato do bairro Vila Nova ter grande parte de estradas rurais. Por esta característica, os trabalhos mais intensos são de manutenção de vias, com ensaibramentos e patrolamentos.

Nessa região de atuação, que compreende o bairro Vila Nova e a zona rural, residem cerca de 25 mil habitantes. A região é servida com quatro áreas de lazer, cinco escolas municipais na área urbana, mais três rurais, três unidades de saúde e dois Centros de Educação Infantil. Estão em fase de construção no bairro duas novas unidades de saúde, dois Centros de Educação Infantil, além das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde Vila Nova e na Escola Bernardo Tank.

Em março deste ano o bairro recebeu a principal obra viária dos últimos anos na região, o binário das ruas São Firmino/Leopoldo Beninca com a XV de Novembro. Os desafios para os próximos anos passam pelas adequações da mobilidade interna, como alternativas para melhoria do fluxo no trânsito. Pavimentação comunitária e com lajotas é outra meta a ser alcançada no curto prazo.

A Subprefeitura da Região Oeste fica na rua São Brás, nº 184, bairro Vila Nova.

O atendimento é das 8 às 14 horas e o telefone de contato é 3439-0318.

Nenhum comentário: