Segundo a Seinfra hoje Joinville recicla aproximadamente 8% de lixo. Em Jararguá este número já alcança 28%. O programa, além de organizar as cooperativas de reciclagem, ainda prevê ações como educação ambiental, organização da legislação sobre o tema, incentivos para o reaproveitamento do lixo e fiscalização sobre o recolhimento irregular dos reciclados. "Depois que tudo estiver formatado deveremos encaminhar projeto de lei para o Legislativo para que os vereadores aprovem o novo sistema", disse o engenheiro Paulo, da Seinfra.
Uma das preocupações do vereador Adilson Girardi é com o recolhimento irregular do lixo reciclável, principalmente por meio de caminhões de outras cidades que passam antes do recolhimento programado pela concessionária. "O lixo que deveria ir para as cooperativas muitas vezes sai da cidade, causando prejuízo para dezenas de famílias que sobrevivem com a reciclagem nas cooperativas", disse Girardi.
Na Câmara de Vereadores de Joinville, Adilson fez requerimento na Comissão de Urbanismo para discutir o tema. A data da reunião está em aberto, aguardando a chegada do projeto de lei do Executivo, para que se possa discutir em conjunto.
Foto: Rodrigo Bertoldi.
Um comentário:
Forças ocultas em Joinville estão desmontando o projeto RECICLAR JOINVILLE implantado em 2000 por LHS. A AMBIENTAL NÃO QUER MAIS FAZER A COLETA SELETIVA QUE NÃO DÁ LUCRO. AS COOPERATIVAS JA QUEBRARAM. OS MAIS POBRES PERDERAM RENDA COMO COOPERADOS. É NECESSARIO A INSTALAÇÃO DE UMA CPI. NÃO É POSSIVEL O NOVO GOVERNO NÃO DAR ATENÇÃO A TANTA GENTE CORRENDO NAS RUAS CATANDO RECICLADOS E O ROUBO DE RECICLADOS DESTINADOS AS COOPERATIVAS CONTINUA E AS AUTORIDADES E O ATUAL LEGISLATIVO MENOS GIRARDI ESTÃO FAZENDO COROPO MOLE. TEM TRUTA AI.
Postar um comentário