Pavimentações no bairro
Um dos temas mais comentados nas redes sociais e nas reuniões das associações de moradores do Vila Nova diz respeito à pavimentação de vias, seja pelo processo comunitário ou com recursos oriundos da Prefeitura. O modelo comunitário, segundo a Secretaria de Infraestrura Urbana (Seinfra), se encontra em fase de finalização do novo modelo a ser adotado pelo governo. Segundo informações já obtidas pelo blog, entre as mudanças haverá o credenciamento de empresas, um novo formato de cobrança e uma reorganização da parte contratual dos processos. Tudo que vem para melhorar o processo é importante.
Ruas no entorno da UBSF, Heinz Zietz e Dante Nazato
Na área das pavimentações com recursos da Prefeitura, as ruas que constavam no planejamento do governo anterior permanecem como prioridade, segundo palavras do prefeito Adriano Silva em visita ao bairro no início do ano. Entre estas estão a Sebastião Jonk, Alberto Vinci, Arthur Hille, Tereza Wegner e Sergio Geraldo Rieper, localizadas no entorno da Unidade Básica de Saúde da Família. Além destas, também figuram as ruas Heinz Zietz e trecho da Dante Nazato, que são linhas de ônibus. Estas vias, segundo resposta da Seinfra, estão em fase de elaboração de projetos para posterior captação de recursos.
Ruas Ivorã e dos Suíços
Outro caso polêmico é sobre a pavimentação das ruas Ivorã e dos Suíços. Estas duas ruas tiveram licitação aprovada em 2020, foram homologadas e faltava apenas a liberação da ordem de serviço para início das obras. A previsão da Prefeitura era de iniciar agora no segundo semestre. Porém, uma das empreiteiras que participou da licitação ingressou com ação judicial e conseguiu liminar para paralisar tantos estas duas vias como outras 13 espalhadas pela cidade. A Prefeitura encaminhou defesa no processo, mas a decisão está agora com a justiça.
Estradas Rurais
Boas notícias devem surgir em breve sobre pavimentação de estradas rurais. Uma delas é sobre a Estrada Arataca, que deve receber recursos de emendas parlamentares dos deputados Rodrigo Coelho e Geovânia de Sá. Já na Estrada Motucas, onde os moradores já pavimentaram um trecho de aproximadamente 500 metros com lajotas, a previsão é de emenda do deputado Carlos Chiodini para os 2.100 metros que ainda faltam para chegar até o Parque Aquático existente na via.
Borrachudo
Em resposta a questionamento do vereador Adilson Girardi sobre a proliferação dos borrachudos na região rural do Vila Nova e Pirabeiraba, a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) respondeu que o problema de fato ocorreu em virtude do término do contrato com a empresa que realiza a aplicação do defensivo. Agora, segundo o gerente Luiz Maia, o contrato foi retomado e a aplicação voltou à normalidade, o que deve diminuir a densidade do mosquito na região.
Texto: Adilson Girardi (Jornalista DRT SC 1986 JP). Foto: Divulgação
Um comentário:
Seria interessante também a pavimentação da Estrada Blumenau e Estrada Comprida, que são vias muito utilizadas para o turismo rural da região.
Postar um comentário