segunda-feira, 1 de março de 2021

Dragagem do rio Águas Vermelhas está orçada em R$ 34,8 milhões

Valores, levantados pela Unidade de Drenagem, são referentes a outubro de 2020

A Prefeitura de Joinville pretende executar a dragagem do rio Águas Vermelhas, na região Oeste, tão logo consiga os recursos necessários para a obra. O trecho total do serviço está orçado em R$ 34.819.104,56. Os valores foram levantados segundo atualização do orçamento executivo realizado pela equipe da Unidade de Drenagem, em outubro de 2020. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), neste momento o Município busca a captação deste montante junto ao Governo do Estado.

As informações foram formuladas pela Seinfra em resposta a pedido do vereador Adilson Girardi. "Todos os anos, nos períodos de chuvas, a preocupação volta à tona. É necessário solucionar o problema de forma mais duradoura e isso só vai ocorrer com a dragagem do rio", argumenta. 

Ainda segundo a Seinfra, um dos principais entraves para a execução da dragagem e desassoreamento do rio, que era o licenciamento ambiental, está solucionado. “A dragagem possui projeto executivo aprovado no licenciamento ambiental ativo e aguarda a captação de recursos para licitar a empresa executora”, diz o documento emitido pela Prefeitura. O projeto contempla quatro etapas de obras (da linha férrea à foz do rio; da rua Minas Gerais à linha férrea; da Estrada Arataca à rua Minas Gerais; e da rua XV de Novembro à Estrada Arataca). 

Historicamente, o transbordamento do rio Águas Vermelhas tem sido o principal motivo das enchentes registradas nos bairros Nova Brasília, na região do Jativoca principalmente, Morro do Meio e Vila Nova, locais por onde o rio atravessa. Os trabalhos de limpeza realizados pelas Subprefeituras nos últimos anos têm ajudado para minimizar os impactos. Mas, entre os moradores próximos ao rio,  o temor de novas enchentes fica mais forte a cada nova temporada de chuvas.

Foto: Rodrigo Bertoldi.

Nenhum comentário: