Rio Piraí é um dos mais procurados na região Oeste. |
Uma opção para quem não gosta ou não pode ir à praia neste verão são os banhos nos rios da região rural de Joinville. Entre os mais frequentados estão o rio Cubatão, que corta todo o perímetro de Pirabeiraba, e o Piraí, que atravessa a região rural do Vila Nova. Por ser territórios sem estrutura de salva-vidas, se refrescar nesses locais requer alguns cuidados extras.
A Defesa Civil de Joinville monitora os principais pontos de banho da cidade. Com o Projeto Piava, técnicos realizam blitze tanto nos acessos em Pirabeiraba como no Vila Nova. O objetivo é orientar os banhistas sobre os cuidados na hora do banho. Conhecer os locais e prevenir acidentes ainda é a melhor forma de evitar afogamentos. Além dos cuidados individuais, a regra é o respeito com o próximo e com a propriedade alheia.
As principais dicas da Defesa Civil são: evitar entrar na água sob efeito de bebidas alcoólicas, fazer a digestão de alimentos antes de se banhar, cuidar com mergulhos em locais desconhecidos onde há perigo de pedras no fundo, cuidar das crianças em rios com correnteza ou que contenham poços, ficar atento à presença de animais peçonhentos nas margens de rios e descartar o lixo em locais apropriados.
Os banhos de rio também trazem preocupação para os moradores da região rural. O som alto de músicas, o estacionamento em locais proibidos, trancando a pista, a invasão de propriedades particulares, o roubo de frutas e verduras, o consumo de drogas e o descarte irregular de lixo são os principais problemas apontados por moradores.
Foto: Adilson Girardi.
Um comentário:
deveriam fizcalizar e multar quem deixa lixo na beira do rio pq sempre tem os que não sabem dar valor ao que temos de mais lindo da nossa região!
Postar um comentário