A Prefeitura de Joinville abriu as inscrições para os cursos do Serviço de Preparação e Formação Profissional, realizados por meio da Secretaria de Serviço Social (SAS).
De acordo com a coordenadora do Serviço de Preparação e Formação Profissional da SAS, Luciane Spadini, o objetivo dos cursos é preparar os jovens para a iniciação profissional e, também, despertar neles o senso de empreendedorismo.
“Queremos orientar o jovem a ter discernimento do que gosta e apresentar ao adolescente, da melhor forma, como funciona o mercado de trabalho”, afirma Luciane.
Em 2016, os cursos profissionalizantes da Secretaria de Assistência Social de Joinville atenderam cerca de 350 alunos.
As capacitações profissionalizantes são destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Elas abrangem diversas áreas e acontecem em várias regiões da cidade (veja abaixo).
Centro Integrado João de Paula
Nesta unidade, localizada no bairro Glória, serão ministrados o curso básico de manutenção de computadores e o de design gráfico avançado (exclusivo para alunos que já cursaram o nível básico). Podem participar pessoas com idade entre 15 e 17 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março e as aulas serão realizadas três vezes por semana, nos períodos matutino e vespertino.
Cesita e Cesavi
No Centro Educacional Social do Itaum (Cesita) e no Centro Educacional e Social do Aventureiro/Iririú (Cesavi) - unidades do Instituto da Oportunidade Social (IOS) - serão ofertados os cursos de gestão de administração e tecnologia da informação (TI), com aulas diárias, também nos períodos matutino e vespertino. O prazo para as matrículas destes cursos é dia 10 de fevereiro. Para o segundo semestre deste ano, outros dois cursos deverão ser realizados pela SAS.
Miniempresa
O Miniempresa terá parceria da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) e vai ensinar ao jovem os principais processos de funcionamento de uma empresa, desde a sua criação, organograma, hierarquia, sistemas de produção, entre outros. A segunda edição do Informa Jovem vai preparar o adolescente para ingressar no mercado de trabalho, abordando assuntos práticos como formas de elaborar o currículo e como se portar em entrevistas de emprego.
Como se inscrever nos cursos
- Para se matricular em qualquer curso realizado pela SAS é preciso ser cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), comprovar a frequência escolar ou ter concluído o ensino médio.
- As matrículas e o material didático são gratuitos, e não há cobrança de mensalidades. Durante o curso, os alunos recebem vales transporte e, no final, certificação.
- Os interessados em se inscrever devem comparecer à sede da Secretaria de Serviço Social, na rua Abdon Batista, 342, 1º andar (prédio da CEPAT), das 8 às 14 horas. O telefone de contato é o (47) 3422-5998.
- A documentação necessária é a via original e fotocópia da carteira identidade do candidato e do responsável legal (em caso de menores de idade), certidão de nascimento, atestado de frequência escolar ou certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência atual e número de cadastro no Número de Identificação Social (NIS)
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