quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Blitz do Projeto Piava vai orientar banhistas no Piraí neste sábado (7)


Rio Piraí é um dos mais procurados por banhistas no verão
A Defesa Civil de Joinville realiza neste sábado (7) a primeira blitz do ano do projeto Piava - Prevenção a Incidentes de Afogamento no Verão em Água Doce. A ação ocorrerá na Estrada Comprida, em frente ao salão Jacob, bairro Vila Nova, das 9 às 12 horas, com a participação de voluntários do Núcleo de Proteção Civil, bombeiros voluntários de Joinville e agentes de trânsito.

Os automóveis serão parados e os voluntários vão repassar orientações de como prevenir acidentes nos rios e também como evitar poluição nos locais de banho. Serão distribuídos materiais informativos e sacolas para recolhimento de lixo.

A Defesa Civil pretende nesta ação reforçar o alerta sobre a ocorrência de temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água em curto espaço de tempo. Essa situação ocorreu na segunda-feira passada e provocou a morte de uma pessoa na região do Quiriri.

Este tipo de evento apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Até o final do verão 2017 serão realizadas mais quatro blitze, contemplando as regiões da Estrada Quiriri, Estrada Piraí (em frente ao salão Jacob) e a Vigorelli (na área próxima ao ferry boat).    

Os rios mais procurados pela população de Joinville nos meses de verão são Quiriri, Cubatão, Piraí, Rio da Prata e Rio Bonito. A exemplo do que ocorreu nos últimos anos, a movimentação dos banhistas em rios da região tem sido intensa, especialmente nos finais de semana.

Calendário das blitze

07/01/2017 - Estrada Comprida
28/01/2017 - Estrada Quiriri
11/02/2017 - Estrada Comprida
25/02/2017 - Estrada Quiriri
11/03/2017 - Vigorelli

As atividades serão realizadas das 9 às 12 horas

O Projeto Piava

O projeto tem como objetivo principal orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios, principalmente no verão. Em paralelo, também é trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.

Esse projeto existe desde 2004, por meio da Defesa Civil/NUDEC. Ele é realizado por voluntários que sempre auxiliam o órgão em suas ações. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec), responsável pela organização e apresentação das palestras.

 Cuidados a serem observados nos banhos de rio: 

Escolher um lugar seguro; conhecer a profundidade do rio, observar a correnteza e verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos; observar as condições climáticas e eventos naturais como enxurradas; evitar mergulhar ou observar atentamente o local (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos).

Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.

Nenhum comentário: