segunda-feira, 7 de abril de 2014

Oficina gastronômica abre programação da Festa da Banana nesta quinta (10)



A banana será o ingrediente principal nas receitas de culinária desenvolvidas na oficina gastronômica que ocorre na próxima quinta-feira (10), das 9 às 16h30, no galpão de festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Estrada Blumenau, zona rural do bairro Vila Nova. O treinamento, que integra as atividades da Festa da Banana, abre oportunidade para 20 pessoas aprenderem e aperfeiçoarem um cardápio que prevê pelo menos dez pratos de doces e salgados. Na sexta-feira, dia 11, é a vez do seminário da cultura, evento técnico para produtores. A programação encerra no domingo, com a festa, que inicia às 9 horas.

Iria Salete Vicznevski , coordenadora da área de Projetos da Fundação 25 de Julho, explica que a cada ano as receitas são renovadas, “para diversificar o conhecimento entre os participantes”. Para esta terceira edição da oficina, os aprendizes vão conhecer as técnicas de preparo do pão econômico, pão doce, patê de atum, pão de queijo, bolo de laranja, torta de palmito, almôndegas, torta mista, bolo de fubá e panqueca doce e salgada. “A base para a produção destes alimentos é a biomassa de banana, preparada com banana verde cozida”, diz Iria.

A responsabilidade de ensinar o preparo dos pratos fica por conta da instrutora Maria de Pin. Funcionária aposentada da Epagri, Maria hoje reside em Corupá e é especializada nas técnicas culinárias à base da banana.

Curso de produção de doces de leite e iogurte

A Fundação 25 de Julho, em parceria com a Epagri e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também está com inscrições abertas para o curso de produção de doces de leite e iogurte que ocorre nos dias 9 e 10 de abril, quarta e quinta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetreville), em Pirabeiraba.

O curso contempla conteúdo com legislação, segurança e saúde no trabalho, higiene na manipulação de alimentos, produção de iogurte, doce de leite cremoso, doce de leite em barra, nata pasteurizada, leite condensado, petit suísse, requeijão, manteiga, requeijão cremoso e bebida láctea.

Inscrições pelo na Fundação 25 de Julho, fone 3424-1188, com Marisa Fock

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: