A Secretaria de Saúde ampliou a instalação de armadilhas e orientações aos moradores, mas admite que a situação é preocupante. “A população precisa tomar todos os cuidados para evitar o aparecimento e a proliferação do mosquito da dengue”, reforçou a coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Thaisa Kulevicz.
Neste ano já foram registrados quatro casos de dengue, com a doença contraída em outra cidade, no chamado caso importado. Dois casos estão sendo investigados com possibilidade das pessoas terem sido picadas pelo mosquito em Joinville (autóctone).
Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2014 já são 102 focos de larvas do mosquito. A região Sul da cidade concentra o maior número: são 39 focos no bairro Floresta, 12 no Itaum, 6 no Profipo, 4 no Petrópolis, 1 no Santa Catarina e 1 no Boehmerwald. Entretanto, o bairro Vila Nova já registra 17 focos. Também requerem atenção a Zona Industrial, os bairros Costa e Silva, Rio Bonito e as zonas Oeste e Norte.
A grande maioria dos focos registrados estava em armadilhas, local ideal, mas 53 deles foram encontrados em lixo, pneus de todos os tipos (carro, trator, bicicleta), pratinhos de plantas, boca de lobo e plantas.
Principais cuidados para evitar o mosquito
- Não deixe recipientes que acumulam água ao ar livre.
- Limpar o recipiente antes de guardar, inclusive vasos de plantas. Os ovos do mosquito podem permanecer em ambiente seco durante um ano e quatro meses. O ovo pode eclodir ao entrar em contato com a água mesmo depois de todo esse tempo.
- Não deixe pneus no tempo
- Não deixe garrafas expostas
- Pratos de vasos de plantas devem ter areia
- Limpe as calhas
- Lave plantas que acumulam água uma vez por semana
- Limpe recipientes da água dos animais uma vez por semana
- Tampe caixas de água
- Cubra lixos e materiais recicláveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário