A Secretaria da Saúde de Joinville pretende imunizar 131.089 pessoas durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação inicia na próxima terça-feira, dia 22 e termina no dia 9 de maio. O público-alvo são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas (diabéticos, cardíacos, renais, hepáticos, hipertensos), trabalhadores da área de saúde e presidiários e funcionários de presídios.
As vacinas serão ministradas nas 53 unidades básicas de saúde (postinhos) existentes em todos os bairros. O período de atendimento será das 8 às 17 horas.
Este ano, como nos anteriores, haverá o Dia D de vacinação, marcado para o sábado, dia 26 de abril, quando haverá uma mobilização de incentivo à vacinação durante todo o dia, com o objetivo de atingir a meta de 80% do conjunto dos grupos de risco. As vacinas serão aplicadas unicamente nas Unidades Básicas de Saúde. Não haverá vacinação em locais públicos.
A enfermeira responsável técnica Maria Goreti de Lara Cardoso esclarece que a campanha é uma ação sazonal que ganhou grande força e repercussão em função da pandemia da Gripe A, ocorrida em 2009, quando a gripe transmitida pelo vírus H1N1 atingiu populações das Américas, Europa e Oceania.
No ano passado, em Joinville, foram vacinadas 130.869 pessoas. A novidade da campanha 2014 quanto aos grupos de risco é a ampliação da faixa etária para as crianças, que sobe da faixa dos seis meses a dois anos para seis meses a cinco anos.
No ano passado, a Saúde de Joinville notificou 117 casos graves de gripe, dos quais 80 foram descartados e 37 confirmados, dos quais quatro foram a óbito.
Serviço
O que: Campanha de Vacinação contra Gripe
Quando: 22 de abril a 9 de maio
Meta: 131.089 pessoas
Público-alvo: crianças de seis meses a cinco anos, grávidas, puérperas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores em saúde, presidiários e funcionários de presídios.
Dia D: dia 26 de abril nas Unidades Básicas de Saúde
A gripe: A síndrome gripal (por vírus influenza) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre, em geral, dura de 3 a 5 dias, mas a tosse e a fadiga podem se prolongar por duas semanas ou mais. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória associada que geralmente requer hospitalização
Fonte: Prefeitura de Joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário