sexta-feira, 8 de março de 2013

Escolas do Vila Nova comemoram aniversário de Joinville

 Lápis colorido, canetinha, papel crepom, caixas de papelão, palitos de fósforo e muita imaginação foram alguns dos instrumentos que levaram as crianças das Escolas Municipais Arinor Vogelsanger e Bernardo Tank, no Vila Nova, para dentro da história de Joinville. Auxiliados por professoras e supervisoras, os alunos investigaram a cidade desde a sua formação até os dias de hoje. As atividades apostaram no lúdico e na criatividade para celebrar o 9 de Março.
A coroa dourada aplicada em fundo branco deu às crianças do 1ª ano da Escola Municipal Arinor Vogelsanger, no Vila Nova, a sensação de estarem participando de um verdadeiro conto de fadas, protagonizado pela princesa Dona Francisca, e redesenhado por lápis e hidrocor. A atividade foi desenvolvida por três professoras. “Todos os dias temos o momento da contação de história. Foi neste momento que, usando o lúdico, começamos a falar sobre a história de Joinville”, conta a professora Maria das Graças Cabral.
Além de ouvirem histórias sobre imigração e colonização, as crianças foram apresentadas ao globo terrestre, de onde as professoras traçaram parte da rota feita pelos imigrantes da Barca Colon. Depois, aprenderam sobre pontos turísticos e aspectos da realidade atual da cidade mais populosa de Santa Catarina. “A cada dia exploramos, debatemos e refletimos sobre Joinville, sempre com o foco alfabetizador”, resume a professora.

A atividade resultou em livretos de desenho e colagem, com um resumo da história e impressões pessoais das crianças, que escolheram para a capa o lugar de Joinville que elas mais gostavam. “Para finalizar o livro, as crianças montaram um lindo cenário com bicicletas e flores para demonstrar como nossa cidade é conhecida”, finaliza.

Já na Bernardo Tank, uma atividade semelhante deu origem a maquetes e cartazes. Após a palestra de uma educadora do Arquivo Histórico, as crianças do 4º ano se envolveram na construção de maquetes com destaques para os pontos turísticos de Joinville. “Nossa atividade começou com a palestra e passou pela sala informatizada, onde assistimos vídeos sobre sambaquis, pontos turísticos e sobre a história”, resume a professora Denise Miers.

A escola também reservou o intervalo para fazer uma homenagem cívica a Joinville, com a execução do hino e exposição de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo da semana. Fonte: Prefeitura de Joinville. Fotos: Rogério da Silva/Secom

Nenhum comentário: