quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Águas de Joinville define cronograma para levar rede de água para região rural

Diretora Luana Siewert prevê início de obra em 2019
Uma das reivindicações mais antigas da comunidade rural da Rodovia do Arroz, na Comunidade Santo Antônio, Vila Nova, pode ser resolvida no próximo ano. Segundo informações da Companhia Águas de Joinville, o cronograma de realização da obra está definido e foi entregue para a promotoria de Justiça, onde existe procedimento para cobrar a extensão da rede. 

Hoje, aproximadamente 80 famílias da região dependem de caminhão pipa ou de galões para poder contar com água potável. Mas nem todos utilizam estas opções e acabam consumindo água extraída de poços, cujos testes já comprovaram contaminação por excesso de ferro. 

Por conta desta contaminação, lideranças locais lutam há mais de 10 anos para que a Prefeitura estenda a rede de pública por um trecho de 16 km. Hoje a tubulação chega apenas até a ponte sobre o rio Piraí. 

Por todos estes anos a alegação do poder público foi a falta de recursos ou a inviabilidade de investimento, haja vista o valor de quase R$ 4 milhões necessários para a obra. Isso motivou a Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau (AMESB) a ingressar com ação junto ao Ministério Público para garantir água potável para as famílias, inclusive uma escola e um posto de saúde. 

Em encontro recente entre os representantes da AMESB, o Ministério Público, o prefeito Udo Döhler e a diretoria da Águas de Joinville, foi definida a apresentação de cronograma para executar a obra. Segundo este cronograma, a obra física deve iniciar em meados de 2019. 

Vanessa Macoppi, que integra a Associação, comenta que nunca desistiu da reivindicação. "É uma luta antiga e agora esperamos que saia do papel", comentou. 

Foto: Elpídio Zimmermann

Nenhum comentário: