sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Expectativas da região Oeste para 2023 em infraestrutura

A região Oeste, compreendida pelos bairros Vila Nova, Morro do Meio, São Marcos e Nova Brasília, tem expectativas em obras de infraestrutura para o ano de 2023. São ações que impactam no cotidiano das pessoas, como pavimentação, drenagens e desassoreamento de rios, construções na área da saúde e da educação. Veja abaixo o que pode se concretizar, de acordo com projetos já em andamento na Prefeitura. 

Vila Nova

O bairro aguarda as obras de dragagem do rio Águas Vermelhas (projeto está em fase de licitação), a pavimentação de ruas que servem a equipamentos públicos e vias de ônibus (depende da publicação do edital de licitação) e o lançamento das obras com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (licitação abre dia 17 de janeiro), que vão interferir em 65 ruas. Na região rural, a comunidade aguarda pela construção da ponte de concreto sobre o rio Piraí (em fase de elaboração de projeto) e a construção da nova Unidade de Saúde Vila Nova Rural (projeto encaminhado, falta definir o terreno). 

Morro do Meio

A comunidade espera pela revitalização da rua Minas Gerais (em fase de projeto), pavimentação das ruas Itapeva e Porfíria Alves de Lima, revitalização da Praça da Associação (em fase de projeto e permissão de uso da sede para a Associação de Moradores), dragagem do rio Águas Vermelhas (em fase de licitação), construção de um Centro de Educação Infantil (em fase de projeto) e construção de Unidade Básica de Saúde da Família do Lagoinha (licitação já concluída). 

Nova Brasília

O bairro aguarda a revitalização da Praça Joana D'Arc (recursos de emenda parlamentar garantidos, falta fazer a licitação), conclusão da nova Unidade Básica de Saúde da Família (em obras), dragagem do rio Águas Vermelhas para minimizar os impactos das cheias no Jativoca (em fase de licitação), pavimentação em vias que servem linhas de ônibus (falta definir as ruas a serem contempladas), e definição de uso do terminal de ônibus (Prefeitura realiza estudo para licitação, quando será decidido o que será feito com os terminais de integração). 

São Marcos

Várias ruas do bairro aguardam pela pavimentação comunitária, mas a adesão de 100% atrapalha o andamento (Prefeitura sinalizou que não vai modificar o modelo adotado). Também há expectativa pela dragagem do Águas Vermelhas (em fase de licitação), pavimentação da rua Vitória Régia e Estrada Arataca (depende de recursos de emendas parlamentares). Outra demanda do São Marcos é a melhoria na sinalização de trânsito na saída para o viaduto com a BR 101, onde há congestionamentos nos horários de pico (Departamento de Trânsito avalia modificações a partir do projeto de duplicação da Ottokar Doerffel). 

Foto: Adilson Girardi

Nenhum comentário: