terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O que falta para iniciar a dragagem do rio Águas Vermelhas

Com licenciamento ambiental aprovado e recursos de R$ 50 milhões garantidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a dragagem do rio Águas Vermelhas ainda tem um caminho de médio prazo (alguns meses) para chegar à ordem de serviço para execução das obras.

O processo estava judicializado, com decisão para que a Prefeitura executasse a dragagem assim que tivesse viabilidade na captação de recursos. Em decisão tomada ano passado, a Prefeitura transferiu recursos da obra de macrodrenagem do rio Itaum-açu, que dependia ainda de licenciamentos, para a limpeza, alargamento e desassoreamento do Águas Vermelhas.

A partir desta decisão iniciaram-se os procedimentos para preparar os editais de licitação. O primeiro deles, publicado em 4 de outubro de 2022, para contratação de empresa para fazer a fiscalização dos trabalhos.

Os serviços de consultoria a serem contratados compreendem a supervisão das obras, análise dos projetos executivos, procedimentos para início das obras, controles gerencial, tecnológico, documental, físico-financeiro, de segurança do trabalho e de monitoramento ambiental previstos, bem como elaboração de projetos, solicitação da Licença Ambiental de Operação (LAO) e recebimento da obra".

A outra etapa do processo, que é o lançamento do edital para contratação das obras, deverá ser lançado ao  longo de 2023. 

Foto: Adilson Girardi. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite. Em respeito do rio aguas vermelhas, e sua dragagem, gostaria que o Sr. Adilson Girardi fosse fazer uma visita a Estrada Arataca no trecho do São Marcos onde se encontra a ponte. Bem, nesse trecho sempre que tem chuva forte, a rua fica totalmente alagada e intransitável levando de 2 a 3 dias para secar. Além deste problema, a rua fica em péssima condição para o trânsito local, devido a quantidade de pedras e enormes buracos na via. Outro problema recorrente é o descarte de entulhos ao lado da via, que ao qual começou com a ideia de fechar o valo de escoamento das terras ao redor e no momento está virando aterro a céu aberto sem fiscalização.

Anônimo disse...

Sr. Adilson Girardi. Para terminar de uma vez por todas com o alagamento da estrada Arataca, acredito que a solução seria aproveitar o material (barro ou lodo) retirado do fundo do rio aguas vermelhas na dragagem, e usasse este material para aumentar o nível da rua igualando ao nível da ponte, nesta ideia acredito que não haveria mais alagamentos na via, assim com foi feito na rua minas gerais no trecho da ponte.

Adilson Girardi disse...

Vamos fazer a fiscalização no local e encaminhar a sugestão sobre o uso do material para elevar o nível da Estrada Arataca.