A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nesta sexta-feira (13/03/2020) o primeiro caso de coronavírus no município. O paciente é um homem com 57 anos, que está isolado, em tratamento domiciliar. O quadro clínico não é de gravidade. Ele teve histórico recente de viagens em países da África, Ásia e Europa. Ele retornou ao Brasil no dia 6 de março, e no dia 8 começou apresentar sintomas de febre, dores de cabeça, garganta e pelo corpo.
O paciente foi atendido primeiramente no Pronto Atendimento Norte, onde foi orientado a tomar as medidas de prevenção e teve o material coletado para exames. Neste período ele ficou isolado em casa para tratamento, com monitoramento da Saúde ao paciente e familiares. O exame laboratorial realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença nesta sexta-feira.
A Secretaria da Saúde vai manter contato com o paciente e monitorar as pessoas que tiveram contato com ele durante o período que ele começou apresentar os sintomas. Todas serão orientadas a procurarem uma unidade de saúde, caso sentirem sintomas da doença.
A Prefeitura de Joinville acompanha outros seis casos suspeitos em investigação. A partir do cenário de contaminação, o Município decretou medidas para evitar aglomerações de pessoas, principalmente ao público idoso, que é o mais vulnerável à doença.
Como prevenir
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
Caso a pessoa apresente sintomas referentes à doença (febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta) e tenha viajado recentemente para um dos continentes infectados ou tido contato com pessoas que estiveram nesses países há pouco tempo, a orientação é que procure uma Unidade Básica de Saúde, um Pronto Atendimento ou alguma unidade de saúde privada a qual a pessoas esteja conveniada.
Fonte: Prefeitura de Joinville. Imagem: Cecom Unicamp
Nenhum comentário:
Postar um comentário