A diferença entre bairro e distrito reside no formato administrativo. Bairro é uma unidade meramente geográfica. Distrito é uma unidade administrativa, tem estrutura político-administrativa.
Os motivos que levaram à proposta para transformar o bairro Vila Nova em distrito foram a necessidade de valorizar a região, que hoje conta com mais de 26 mil habitantes, e a abertura de oportunidade de investimentos externos no lugar.
Se o Vila Nova fosse uma cidade, figuraria pelo menos entre as 60 maiores de Santa Catarina, tanto em população como pelo Produto Interno Bruto.
Não é a intenção do proponente emancipar o bairro e leva-lo à condição de cidade, mas sim de que a comunidade seja reconhecida e seja atendida de forma eficaz pelos serviços públicos.
Com a mudança para distrito, abrem-se algumas possibilidades administrativas, como o requerimento para a instalação de um cartório (bairros também podem requerer, mas o status de distrito melhora as chances de sucesso no pedido); e a possibilidade de obtenção de recursos externos para melhorar a infraestrutura de ruas e obras públicas.
O processo para transformar o bairro Vila Nova em distrito já iniciou, com a proposta de discussão na Câmara de Vereadores, onde foram convidados representantes da Prefeitura e das Associações de Moradores do bairro.
5 comentários:
Otima iiniciativa. Este local e moradores necessitam desta reforma. Par
abens, vereador Adilson.
Sou a Favor da Proposta Se a Prefeitura não esta dando conta de suprir o Bairro com suas necessidades. E vai Facilitar o Desenvolvimento e a Vida da População do Bairro Eu Concordo com a Mudança.
Sim. ...com certeza Pirabeiraba ja está sendo à bastante tempo em Distrito. ......e porque Vila Nova ficou no esquecimento?
E uma ótima. ..vila.nova merece. ....
Morei 33 anos no bairro vila nova. Já se passaram vários vereadores. Mas nenhum pensou em en Novartis o bairro....Parabéns Adilson girardi. ...E com esse pensamento que você vai da certo. ..
Postar um comentário