Desfile nas ruas do bairro, concurso à rainha e festa com comidas típicas da região são alguns dos ingredientes das comemorações pelos 149 anos do bairro Vila Nova, em julho. O evento é organizado pelo Conselho das Associações – Cavin, Sesc, Subprefeitura, Associações de Moradores e entidades sem fins lucrativos do bairro. Em 2014 mais de 3 mil pessoas passaram pela festa e a organização espera dobrar o número de participantes neste ano.
Segundo o presidente do Cavin, Adilson Girardi, a proposta da festa é a de congregar num só local as comemorações mais tradicionais do bairro. “Teremos barracas oferecendo gastronomia típica da festa do Arroz, da Banana, da Polenta e do Colono, além da animação com músicos da Bandoneon Fest”, adiantou.
As associações de moradores e demais entidades beneficentes do bairro também terão espaço na festa. Cada uma delas terá uma barraca à disposição para comercializar as delícias produzidas no Vila Nova, como o tradicional caldo de cana oferecido pelo Grupo Escoteiro Piraí e Conselho de Segurança do bairro.
Um ingrediente inédito da festa é o concurso para eleger a rainha. Sete candidatas, cada uma representando uma associação de moradores, buscam votos na comunidade para a eleição. O desfile, divulgação e coroação das eleitas serão realizados no dia 4 de julho, sábado, às 19h30, véspera da festa.
No domingo pela manhã a programação abre com desfile pelas ruas do Vila Nova. Para este ano, a organização está convidando grupos de ciclistas, carros antigos, motos, além das máquinas agrícolas dos produtores da região rural do bairro.
No ginásio do Sesc, as atrações são variadas. Escolas e Centros de Educação Infantil já preparam apresentações para o dia de domingo. Grupos folclóricos, de dança, karatê, zumba, entre outros, também mostram seu talento.
História
O Vila Nova faz aniversário, oficialmente, no dia 5 de julho. Neste dia o bairro comemora apenas 35 anos. Isso porque a lei que criou o bairro é de 1977 (Lei n. 1526 de 5 julho de 1977). No Arquivo Histórico, o livro de Carlos Ficker menciona a fundação de uma comunidade no final da Estrada Blumenau, em fevereiro de 1866.
“Apesar dos números informais que nos mostram que o bairro é mais antigo, seguimos os números registrados pelo historiador”, explica Elpídio Zimmermann, vice-presidente do Cavin. Assim, em 5 de julho deste ano o bairro vai completar 149 anos de história.
Segundo a história, o bairro nasceu em função da necessidade de acesso entre a colônia de Joinville e a serra. Outro fato que levou a Colônia a expandir-se está ligado à procura dos terrenos por seus respectivos proprietários, utilizando-se de algumas “picadas” já existentes, em geral no sentido Rio Cachoeira-Serra do Mar.
A rua XV de Novembro, no início da colonização recebeu a denominação de Estrada do Sul e há pouco tempo é conhecida pelo atual nome. Existem controvérsias a respeito da origem do nome do bairro. A localidade era conhecida por Neudorf (Vila Nova), mas por volta de 1940 passou a denominar-se Vila Nova, talvez em função da proibição de se falar alemão durante a guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário