Ana Bayer estuda no colégio Maestro. Foto de Phelipe José |
Almoça em casa e em seguida vai de ônibus para a pista de atletismo da Univille, onde treina de segunda a sexta, das 14 às 17h30. Aos sábados, complementa o trabalho da semana com treino das 8 às 12 horas.
A determinação da jovem atleta está se transformando em resultados. Na tarde de terça-feira, Ana Lays alcançou a marca de 50m65cm no lançamento de martelo nos Joguinhos Abertos, realizado em Caçador.
A atleta joinvilense quebrou um recorde do Joguinhos, que durava nove anos – desde de 2005 – de 46m89cm, da atleta Gisela Cardozo, de Blumenau.
Foi também a melhor marca do Brasil neste ano na categoria juvenil – de 16 a 19 anos, que utiliza um peso de 4kg. “Estou muito feliz. Superei até a marca que estava alcançando nos treinos”, comentou.
A história de Ana Lays no atletismo começou quando uma professora da escola municipal Anaburgo a levou para conhecer as modalidades de atletismo na pista da Univille, onde treinam as equipes de rendimento da Felej.
O primeiro contato foi com Margit Weise, a ex-atleta e treinadora, que a indicou para o lançamento de martelo. “Ela queria fazer salto em distância. Mas percebi que o martelo seria a melhor opção e a encaminhei para o João Carlos (João Carlos dos Santos, atual técnico de Ana)”, conta Margit.
A atleta tem colecionado vitórias em competições importantes, tanto na categoria menores, de 15 a 17 anos e martelo de 3kg, quanto na juvenil. E ainda trava uma saudável disputa com a colega Samara Furtado, também da Felej, na mesma prova. “Dessa vez tenho a melhor marca do Brasil”, comenta.
Nos Joguinhos Abertos, Ana Lays vai disputar pela primeira vez a prova de arremesso de peso “para ajudar o grupo a pontuar” e tem calendário completo até o final do ano, com provas em Santa Catarina e em outros Estados.
“Vou lutar para ir ao Sul-americano de Menores”, diz a atleta. Se depender de sua dedicação, a vaga está garantida.
Lançamento do Martelo
O lançamento do martelo é uma modalidade olímpica de atletismo. O desporto é baseado no lançamento de martelos, que foram trocados por bolas de metal presas por um cabo de arame pesando que termina numa pega ou alça.
- Na categoria feminina juvenil o peso é de 4kg.
- O conjunto bola-arame-alça formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m.
- A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.
Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto: Phelippe José/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário