quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Secretarias se unem para garantir mais segurança em rios

Rio Piraí é um dos mais procurados no verão
Uma série de ações foi definida nesta quarta-feira para garantir segurança, organização e preservação do meio ambiente durante o período de verão na região rural de Joinville.
Em parceria, a Fundação 25 de Julho, Fundação Turística, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Proteção Civil e Segurança (Seprot), se reuniram para definir o papel que cada setor vai desempenhar na época do ano em que milhares de banhistas procuram os rios da região para se refrescar.

Todos os anos, entre os meses de novembro e março, a preocupação aumenta entre os agricultores de Pirabeiraba e do Vila Nova, regiões que concentram os principais pontos de banho de água doce da cidade.

“O excesso de veículos combinado com o consumo de bebidas alcoólicas leva ao desrespeito às regras de trânsito, ao vandalismo e a abusos que afetam o meio ambiente”, diz o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet.

Para Schiochet, é necessário que sejam adotadas medidas para orientar os banhistas, disciplinando quando necessário. “Nós vamos trabalhar de forma educativa nos locais que a Fundação 25 de Julho indicar. Vamos acionar nossa Defesa Civil, agentes de trânsito e também solicitar o apoio da Polícia Militar”, disse o secretário de Segurança Francisco José da Silva.

Um dos trabalhos que a Seprot pretende dar continuidade é o Projeto Piava, para educação ambiental e segurança aos banhistas.

Nos trabalhos de prevenção e orientação, o grupo vai contar com a colaboração da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Turística, que elaboram cartilhas e sacolas ecológicas com materiais para orientação.

“A sacola também vai servir para que o banhista utilize como saco para lixo”, disse Maria Raquel Migliorini, da Secretaria do Meio Ambiente.

Projeto Piava

O Projeto Piava (Prevenção de Incidência de Afogamentos no Verão em Água Doce) tem como objetivo principal orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios dessas regiões, principalmente no verão. Em paralelo também é trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.

Esse projeto existe desde 2004, por meio da Defesa Civil/Nudec. Ele é realizado por voluntários que sempre auxiliam o órgão em suas ações. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec), responsável pela organização e apresentação das palestras.

Depois do trabalho de palestras nas escolas, o projeto se estende para blitze educativas nos rios e pontos de banho que foram mapeados pela Defesa Civil.

Os trabalhos são realizados geralmente aos domingos (alternadamente) de dezembro a março, onde são passadas orientações aos banhistas que se encontram no local.

Nenhum comentário: