quinta-feira, 9 de março de 2023

Governo do Estado assume administração da Ceasa Joinville

O governador Jorginho Mello assinou hoje em Joinville o termo de cooperação que transfere a administração da Central de Abastecimento (Ceasa) para o governo do Estado. A solenidade ocorreu no Galpão do Produtor, junto à Ceasa, no Distrito Industrial Norte. Participaram do evento o prefeito Adriano Silva, deputados estaduais, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e agricultores da região.

A transferência da Ceasa para o Estado era uma ação que vinha sendo cobrada há mais de cinco anos, tanto pela Prefeitura como pelos agricultores e boxistas. Sem capacidade para dar vazão às necessidades de ampliação e reformulação do espaço, o governo municipal viu a estrutura definhando a cada dia. Há dois anos um vendaval também destruiu a cobertura do galpão do produtor.

Neste ano, em reunião com o secretário estadual de Agricultura, Valdir Colatto, os vereadores da Comissão de Economia e Agricultura, acompanhada de secretários da Prefeitura e técnicos da Epagri, levaram o assunto e tiveram a promessa de que o assunto seria resolvido. Em outra ocasião, prefeito e vereadores conversaram também com o governador Jorginho Mello, que se solidarizou com o tema.

Nesse meio tempo, a Prefeitura de Joinville iniciou e concluiu a reforma da cobertura do galpão do produtor, num investimento de aproximadamente R$ 700 mil.

O termo de cooperação prevê um período de seis meses de ajustes, para depois passar definitivamente a operação para o Estado. No ato da assinatura, nesta manhã, o governador já designou o engenheiro agrônomo Onévio Zabot para gerenciar a nova estrutura.

Para o vereador Adilson Girardi, que preside a Comissão de Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Vereadores de Joinville, a transferência da administração vai impulsionar o agronegócio na região Norte. “A Ceasa estadual tem capacidade de investimento para atrair produtores para Joinville e transformar o espaço num centro distribuidor de frutas e verduras para toda a região”, disse.

Foto: Rodrigo Bertoldi. 

Nenhum comentário: