A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento– ARIS, vai realizar AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre a Revisão Ordinária das Tarifas dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Companhia Águas de Joinville, nesta quinta-feira, dia 17/01/2019, às 19:30h, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) localizada Av. Hermann August Lepper, 1100, Bairro Saguaçu.
A proposta da Aris é que o valor da tarifa de esgoto corresponda a 100% do valor da tarifa de água. Atualmente essa correspondência é de 80%. O reajuste seria utilizado para ampliação da rede de coleta de esgoto. A taxa de esgoto é cobrada das casas já atendidas pela rede de esgoto. A rede hoje contempla 34,5% dos lares joinvilenses.
Apesar de sediar audiência sobre aumento da tarifa de esgoto, a Câmara de Joinville não tem poder sobre a decisão, que cabe à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris). Esse tipo de mudança se dá por decreto do Executivo e só passaria pelo Legislativo se fosse definida por lei.
Um comentário:
A CVJ tem poder para CANCELAR o decreto, se ele for abusivo e afrontar os Direitos dos Consumidores. Os Vereadores como legitimos representantes do Povo, podem manifestar-se contra o aumento defendendo os interesses da população joinvillense. Além disso deixo a reflexão: É injusto aumentar a Tx de Esgoto (+25%), ABUSIVO, IMORAL, sendo que a Cia Aguas de Joinville é superavitaria, repassou a seu principal acionista, a Prefeitua de Joinville mais de 22 milhoes. Entendo que a Cia deve usar sua lucratividade para investimento em ampliação da rede de esgotamento sanitario, assim como é praticado em qualquer empresa privada. É um absurdo vc pedir dinheiro a seus clientes (aumentando o preço de venda) para justificar os investimentos. A população joinvillense não vai aceitar ser subjugada em mais este contra-senso.
Postar um comentário