quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Projeto Ictiofauna realiza soltura de mil alevinos de lambaris no rio Piraí


A soltura de mil alevinos (filhotes de peixes) de lambaris no rio Piraí marcou a primeira etapa do Projeto Ictiofauna, na manhã desta ensolarada quarta-feira (12/12). O prefeito Udo Döhler e o vice-prefeito Nelson Coelho acompanharam a ação, realizada próximo à ponte do Piraí, na estrada Comprida, região do bairro Vila Nova, em Joinville.


Desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), o projeto Ictiofauna prevê o repovoamento de rios com lambaris. Os alevinos foram produzidos na UDR a partir de matrizes de lambaris dos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf, que serão destinos das próximas quatro etapas de soltura. 

“Estamos dando suporte para controlar a infestação de Simulídeos, pois o alevino é um predador natural. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da preservação ambiental no contexto educativo, além da promoção do desenvolvimento rural”, explicou o secretário da SAMA, Jonas de Medeiros. Segundo ele, com baixo custo, a produção de lambaris pode ser uma nova fonte econômica para produtores rurais que quiserem promover a criação. 

No caminho que leva à margem do rio, 25 mudas de árvores nativas foram plantadas com o auxílio de alunos do 1o ao 5o ano, da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, do Vila Nova. A iniciativa é parte do programa Adote uma Àrvore. As crianças também levaram mudas para casa. “O objetivo é conscientizar a comunidade de que, para usarmos estes espaços junto à natureza, temos de preservá-los”, completou Carlos Alberto Noronha do Amaral, gerente de Desenvolvimento Rural da UDR. 

Trabalho desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Rural 

O Projeto Ictiofauna foi desenvolvido pela equipe técnica da UDR tendo como objetivos principais promover o equilíbrio ecossistêmico de rios que cortam a área rural de Joinville, com o aumento da população de lambaris (espécie nativa da região) e, consequentemente, controlar a proliferação dos mosquitos Simulídeos – popularmente conhecidos como borrachudos – que afeta as comunidades locais. 

Ictiofauna significa conjunto das espécies de peixes que existem em determinada região biogeográfica. 

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Fernando Constantino

Nenhum comentário: