domingo, 16 de dezembro de 2018

Notícias gerais do Vila Nova e região

Solidariedade 

Perto de mil pessoas passaram pela Escola Municipal Valentim João da Rocha para prestigiar o evento em benefício de Jussara de Fátima Vila Nova. Jussara foi prensada por um veículo dirigido por motorista embriagado em agosto deste ano e após cirurgia teve uma perna amputada. O acidente ocorreu na rua Bento Torquato da Rocha. O evento organizado por familiares e um grupo de amigos teve como objetivo arrecadar recursos para aquisição de uma prótese. Todos os itens comercializados no dia, como pasteis, doces e refrigerantes, foram doados. Grande quantidade de brindes também foi entregue e foi sorteada durante o dia do evento através de show de prêmios. 

Recapes 

Foi definida a empresa que vai executar o recapeamento asfáltico de sete ruas no bairro Vila Nova. A licitação apontou a Conpla como vencedora da concorrência. O contrato foi assinado e a ordem de serviço para executar as obras deve ser assinado em janeiro. Depois da ordem de serviço, o prazo para execução é de três meses (há possibilidade de prorrogar). As primeiras ruas a receberem o recape são a João Miers, Purpuratas, Sebastião Jonck, Maria de Lourdes Bachtold, Valdemar Hesse, Evaldo Eicholz e Márcio Luckow. 

Lajotas 

Neste mês de dezembro a Subprefeitura do Vila Nova trabalha com obras de pavimentação com lajotas em oito ruas. Duas destas vias são com recursos da Prefeitura (acesso em frente ao Banco do Brasil e rua Tereza Seidman Wagner). Nas outras seis (Maria Santa Correa, Heinz Zietz, Nivaldo Vogelsanger, Dante Nazato, Olívio Menestrina e das Labiatas), a execução é em parceria com a comunidade. A Subprefeitura executa a drenagem, preparação das bocas de lobo, alinhamento e reforço de bordo e assistência com maquinário. O morador paga as lajotas, meio fio e a mão de obra. Com estas, serão 60 vias concluídas em dois anos. 

XV de Novembro 

Incluída no financiamento do Banco do Brasil, a obra de recape da rua XV de Novembro deve entrar em licitação em 2019. Abaixo assinado organizado pelo vereador Adilson Girardi em parceria com o Conselho das Associações do Vila Nova – CAVIN, para solicitar prioridade na licitação, juntou até agora mais de três mil assinaturas. O documento será entregue no início do ano para o prefeito. A obra, que foi tema de reportagem recente de jornal local, é a mais aguardada e reivindicada pela comunidade do bairro. 

Ampliação 

Empresa familiar referência na comercialização de sementes e no processamento de arroz irrigado na região norte de Santa Catarina, a Sementes Macoppi está em processo de ampliação de suas instalações. Localizada na Rodovia do Arroz, na comunidade Santo Antônio, a empresa recentemente instalou novos equipamentos para agilizar o recebimento e estoque de arroz. 

Reforma 

A Secretaria de Educação se antecipou e iniciou algumas melhorias no ginásio de esportes da Escola Municipal Karin Barkemeyer, com o conserto de rachaduras e pintura. Mas a reforma total da unidade está em processo de licitação e deve iniciar no primeiro semestre de 2019. Segundo o diretor, professor Francisco de Oliveira, as obras devem contemplar a manutenção geral da cobertura, pisos, quadras de esporte, pintura geral, troca das portas, entre outros. Outra ação que vai ocorrer é a anexação do terreno dos fundos da escola, com o fechamento da rua, e abertura de portão para saída dos alunos pela rua João Carlos Gomes de Oliveira. 

Arataca 

Moradores da Estrada Arataca, no Vila Nova, se organizam para tentar a pavimentação comunitária no trecho de 6 km da via, entre a Rodovia do Arroz e o bairro São Marcos. A intenção é de que a Prefeitura arque com a drenagem e preparação da base da rua. Os moradores estariam dispostos bancar o material e a mão de obra. Outra prioridade para os proprietários de terras na região é esclarecer o que vai ocorrer com os imóveis caso seja aprovado o decreto da Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIS. Há um pedido de audiência com o prefeito para falar sobre o tema. 

Manutenção 

Com a chegada de mais uma patrola (agora são duas) a Subprefeitura do Vila Nova espera colocar a manutenção das ruas e estradas rurais em dia. Segundo o secretário João Tadeu Moreira, um equipamento ficará exclusivamente para a manutenção das estradas rurais e o outro ficará na área urbana, para patrolamento e corte de vias para pavimentação. 

Vagas nas escolas 

Com a quantidade de novos prédios em construção no bairro, nos próximos anos será inevitável a necessidade de utilizar todos os espaços disponíveis para abrigar alunos no ensino fundamental. A opção de uso das salas da Escola Maestro não podem ser descartadas. Atualmente, o prédio recebe reforma pela Prefeitura e a intenção é que o espaço seja compartilhado entre a educação e a Secretaria de Proteção Civil. 

Anaburgo 

O processo para regularização fundiária de 98 lotes nas duas últimas ruas à esquerda da Estrada Anaburgo passou pelo crivo do Ministério Público com restrições. O MP fez pedidos para o envio de uma série de documentos dos proprietários que estariam ilegíveis. Agora, a Justiça deve acatar o pedido e fazer a recomendação ao advogado da empresa que executa o processo. Com isso, a previsão para liberação das escrituras, que era para o final deste ano, deve se estender por mais alguns meses.

Nenhum comentário: