domingo, 24 de setembro de 2017

Gorduras: vilãs ou mocinhas?

Foto Divulgação
Quando você pensa em gordura, o que vem à mente? Para a maioria das pessoas este termo representa algo ruim. Porém, não podemos pensar desta forma e muito menos excluir todas as fontes de gordura de nossa alimentação. 

As gorduras, também conhecidas como lipídios, possuem várias funções no organismo humano. Elas são um componente essencial de nossas células, formam importantes hormônios, ajudam a manter a temperatura corporal e transportam vitaminas. A questão importante é: qual gordura devemos consumir? Existem três tipos principais: insaturadas, saturadas e trans. 

O primeiro grupo é o melhor: as gorduras insaturadas. Nele estão inclusos os seguintes alimentos: azeite de oliva, óleos vegetais (soja, milho, girassol e canola), abacate, linhaça, chia, gergelim, castanhas, amêndoas, amendoim, nozes e peixes. Estes alimentos devem fazer parte de nossa alimentação diária, pois ajudam a aumentar o colesterol bom, podendo contribuir para o emagrecimento. No entanto, devem receber um cuidado especial, pois as gorduras boas se perdem facilmente: procure armazenar as sementes e óleos em local fresco e arejado, longe da luz solar. 

Do grupo das gorduras saturadas fazem parte principalmente os alimentos de origem animal como carnes, manteiga, nata, leite, banha, queijos, entre outros. Além destes, as frituras também fazem parte deste grupo, pois o aquecimento excessivo dos óleos faz com que suas características sejam alteradas. O consumo destas gorduras deve ser moderado, pois contribuem para o aumento do colesterol ruim.

O último grupo e o mais perigoso refere-se às gorduras trans, um componente que só traz malefícios e do qual nosso organismo não necessita (não tem função alguma no corpo humano). A gordura trans ajuda a aumentar o colesterol ruim e a diminuir o colesterol bom. Este tipo de gordura está presente principalmente em alimentos industrializados como biscoitos, sorvetes, margarina, chocolates, bolos e tortas. Busque sempre olhar o rótulo dos produtos antes de comprá-los. Se tiver gordura trans, substitua por outro que não contenha. 

Assim sendo, as fontes de gordura de nossa dieta devem vir de alimentos os mais naturais possíveis, evitando as frituras e os alimentos industrializados. Dê preferência ao consumo de peixes, azeite de oliva, abacate e sementes e consuma com moderação alimentos de origem animal, pois apesar de possuírem um tipo de gordura não muito bom, são fontes de outros nutrientes importantes.

Artigo de Alcinéia Leitzke, publicado na edição de setembro do jornal Notícias da Vila.

Nenhum comentário: